Cemitério do Butiá do Braz é limpo pela Prefeitura

A Prefeitura de Mafra realizou na última quarta-feira, 30,  por intermédio de equipe da Secretaria de Obras, a limpeza do Cemitério Municipal de Butiá do Braz. No local foi  feito  trabalho de roçada do mato e recolhimento de entulhos e demais detritos. A Secretária Wilmara Herzer, explicou que depois dessa parceria, o cemitério será mantido pela comissão da Igreja do Campo São Lourenço.

A situação de abandono do cemitério no final do ano passado foi alvo de críticas por parte de familiares de pessoas lá sepultadas. Informado da situação o prefeito Roberto Scholze determinou a imediata limpeza do local, atendendo os pedidos de apoio do novo presidente da igreja do Campo São Lourenço, Ivanir Luis Basso.

Manutenção da comunidade

O presidente da Igreja da Ivanir Basso explicou que o cemitério em questão estava sendo mantido pela comunidade de Campina Konkel, e que, neste ano, a responsabilidade ficou com a Comunidade do Campo São Lourenço.  "Até agora ainda não nos repassaram nada sobre o cemitério", explicou durante a visita ao local que estava sendo limpo pela Prefeitura.

Segundo ele um total de 8 comunidades se dividem na manutenção do cemitério, sendo Campo São Lourenço – que assumiu a responsabilidade este ano – Campina Konkel,  Butiá do Braz,  Butiá dos Tabordas, Butiá dos Carvalhos, Butiá do Lageado, Bela Vista do Sul e Pedra Fina, além do apoio de  Avencal do Saltinho.

Ele explicou ainda que fará uma rifa para  arrecadar fundos para manutenção do cemitério, já tendo conseguido algumas prendas doadas por outras comunidades que também são mantenedoras do local.

Combate à dengue

Além da preocupação com a limpeza , a Secretária de Obras explicou que também iniciará trabalho de vistoria  em todos os demais cemitérios municipais visando a prevenção da dengue. As ações iniciam na próxima sexta-feira, 1 de fevereiro, pelo cemitério municipal da cidade.