Mafra e Rio Negrinho construirão nova ponte na divisa

• A ponte foi interditada na quarta-feira para o tráfego de caminhões e ônibus

Uma parceria entre as Prefeituras de Mafra e de Rio Negrinho vai viabilizar a reconstrução da ponte une os dois municípios, na localidade da Bituvinha. A reconstrução se apresenta como urgente, uma vez que se aproxima a época da colheita da safra de verão e com ela a intensificação do tráfego de caminhões carregados de grãos. Estimativas indicam que cerca de 10 mil hectares de plantações serão colhidas e toda produção entregue em Mafra.

A ponte já foi interditada para o tráfego de ônibus e caminhões, até a reconstrução de uma nova. Antes do início dos trabalhos, técnicos das duas prefeituras estiveram visitando o local  para verificação das condições que se encontra. A vistoria realizada na última terça-feira, 29, concluiu pela interdição imediata da ponte, pois a mesma apresenta alto risco com possibilidade de ruína iminente em caso de passagem de veículos de carga.

O laudo de vistoria assinado pelo Engenheiro de Mafra, Valdir Antônio Ruthes detalha: "O pórtico central está com o pilar lateral direito, sentido Mafra Rio Negrinho totalmente quebrado e seu pilar contíguo está rachado, causando um grande rebaixamento na superestrutura".

Intermunicipal

A ponte foi construída em 1983, após a enchente, e àquela época pertencia totalmente à Prefeitura de Mafra. Com a separação de parte do território  do município de Mafra e incorporação pelo município vizinho, a ponte passou a ser intermunicipal.

A Secretária de Obras de Mafra, Wilmara Herzer destacou a urgência da ação, pedindo paciência aos moradores da localidade, e salientou que a reconstrução visa a segurança dos usuários da ponte. "Estamos agindo de forma preventiva, olhando pelos agricultores e suas famílias", afirmou

O Secretário de Agricultura de Rio Negrinho, Mauro Murara explicou que pretendem entrar em contato com os batalhões do exercito da região pedindo apoio para a instalação de forma temporária, de uma ponte  volante, até a construção da nova.  Ele destacou a importância da parceria nesse momento de dificuldades financeiras e de maquinário por que passam as duas prefeituras.  O vereador por Rio Negrinho, Erickson Vantowski acompanhou a vistoria à ponte explicou que o risco é muito alto, principalmente porque por ali passam ônibus escolares.

Participaram da visita o Secretário de Infra-Estrutura e de Agricultura  de Rio Negrinho, respectivamente Dionísio Antônio Schroeder e Mauro Murara, o Vereador de Rio Negrinho,   Erickson  Vantowski, além do Engenheiro Civil de Mafra, Valdir Ruthes.