Cemitérios de Mafra têm vistorias para prevenção da dengue

Vasos de flores, latas vazias e outros possíveis depósitos de água parada foram verificados por Agentes Comunitárias de Saúde, pessoal da Vigilância Sanitária e de Combate à Dengue do Município, além de representante da Defesa Civil que atenderam ao chamado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Obras,  para realização de um pente fino em todos os cemitérios de Mafra .  As vistorias iniciaram ontem, 1º de fevereiro, com o objetivo de combater a dengue.

"A questão da dengue é muito séria" afirmou a Secretária Wilmara Herzer,  que destacou a preocupação do Prefeito Roberto Scholze.  Segundo ela o Prefeito fez a determinação para que se dê atenção especial à questão hoje tão preocupante. O coordenador de Combate à Dengue  em Mafra, Diego Peters explicou que este trabalho já é rotineiro, com vistorias freqüentes à cemitérios e borracharias, entre outros pontos.

Ao verificar as flores depositadas nos túmulos foram constatados diversos vasos de diferentes formas, que não possuem furos para escoamento da água. A Agente Comunitária de Saúde, Verônica Becker Neuburger, que trabalha no centro da cidade,  disse que já vem orientando as famílias sobre a questão da dengue. "Praticamente todas as famílias possuem um parente sepultado no Cemitério Municipal, devendo cuidar com o tipo de vaso e de flor que vão deixar no local, para evitar que se transforme em um criadouro", avisou.

Prevenção da Dengue

Considerada atualmente como um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo, a dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus.

Para prevenção da dengue é preciso evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

Para tanto é necessário – não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, mantendo caixas d'água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.