Nova Administração de Mafra quer maior agilidade, economia e eficiência na gestão

Uma reforma administrativa técnica, política e de pessoal. Esse é o objetivo da  Secretaria Municipal de Administração de Mafra que já está trabalhando em dois projetos importantíssimos para o cumprimento da meta proposta, segundo determinações do Prefeito Roberto Scholze.

Eficiência e qualidade

Um deles é a reformulação da estrutura administrativa da Prefeitura, com a finalidade de enxugar a máquina, com conseqüente redução de secretarias e otimização dos serviços. Segundo informações de Ernani Antônio Kvitschal administrador especializado em planejamento estratégico e gestão de pessoas, que está atuando no Governo Municipal, na Secretaria de Administração, cedido pelo Estado,  o trabalho já está adiantado, com cerca de 50 por cento concluído.  "Vamos realizar  uma mudança que pretende tornar a administração municipal mais eficiente, com serviços de qualidade a custos mais baixos e com um número menor de secretarias, hoje num total de 13 na estrutura, com apenas 11 secretários nomeados", explicou deixando claro que todos os serviços vão continuar sendo executados, porém com um nova estrutura.

Após a finalização desse projeto, que deverá ser enviado para a Câmara para aprovação do Legislativo,  pretende-se também fortalecer uma equipe de planejamento que atue na criação de projetos a longo prazo, além do acompanhamento de convênios e busca de parcerias. "Queremos executar  obras que atendam as necessidades dos munícipes daqui há 20 ou 30 anos  atendendo aos pedidos do  Prefeito", afirmou.

Sistema de gestão

Outro projeto que já está sendo posto em prática é o de integração de todas as secretarias através de um sistema de gestão e investindo em tecnologia da informação. "O que se pretende é trazer soluções que já se mostraram eficientes na iniciativa privada para a o setor público,", destacou  o Diretor Geral da Secretaria de Administração, Juliano Grahl de Souza. "Buscamos reduzir o número de servidores,  melhorar o fluxo de informações e deixar a administração municipal mais segura, mais ágil  e respondendo com serviços de qualidade para o nosso cliente o munícipe", explicou.

Segundo ele o projeto piloto foi implantado no Departamento de Licitações mudando alguns processos de funcionamento e os resultados já se apresentaram como positivos,  como melhoria e agilização nos processos e redução de pessoal, com conseqüente redução de despesas.

Ele destacou que  também   tem buscado criar manuais de normas e procedimentos da Prefeitura,  enquadrando-a nas normas do TEC – Tribunal de Contas do Estado e do NBCASP – Normas  Brasileiras  de Contabilidade  Aplicadas ao Setor Público.