Pais devem retirar resultado do "Teste do Pezinho" no Núcleo Materno Infantil ou nas ESFs

 

Exames coletados até outubro de 2012 estão disponíveis no Núcleo Materno Infantil até 31 de março e os coletados a partir de novembro de 2012 podem ser retirados nas Estratégias de Saúde da Família

 

Toda criança nascida em território nacional tem o direito à triagem neonatal – Teste do Pezinho. Em Mafra, de acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, no ano passado foram coletados 963 testes, sendo 869 primeiras coletas e 94 segundas e terceiras coletas. Dessas, 49 foram de bebês cujos pais residem em outros municípios – 30 de Rio Negro e os 19 restantes de Itaiópolis, Papanduva, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Joinville, Monte Castelo, entre outros.

 

Resultado

Segundo informações da Diretora do Núcleo Materno Infantil, Cláudia Yshii, os resultados do teste do pezinho não são entregues na hora e por esse motivo, muitos pais deixam de buscá-lo posteriormente. "Gostaria de pedir aos pais que venham retirar o resultado. Vale lembrar que os exames que foram coletados até outubro de 2012 estarão disponíveis no Núcleo Materno Infantil até o dia 31 de março de 2013. Já aqueles coletados a partir de novembro de 2012 poderão ser retirados nas Estratégias de Saúde da Família (postos de saúde) mais próximas a sua residência", esclareceu a diretora.

 

Alternativa

Em Mafra quase todos os exames são realizados no Núcleo Materno Infantil, situação que deve mudar nos próximos meses, segundo informações do Secretário de Saúde, Tadeu Davi Geronasso. "As coletas devem acontecer na ESF mais próxima da residência dos pais. Tal medida visa melhorar o acesso a este exame de fundamental importância para a saúde da criança", ressaltou o Secretário.

 

SAIBA MAIS

Para que serve o Teste do Pezinho?

O Teste do Pezinho é um exame  obrigatório e serve para diagnosticar doenças genéticas como o  hipotiroidismo congênito e a fenilcetonúria, entre outras doenças. O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias, sendo o ideal entre o 3º e o 7º dia de vida.

Como é feita a coleta?

O procedimento é simples, sendo retirada algumas gotas de sangue a partir do pé do bebê, que é enviado para um laboratório para análise. Os pais são notificados em caso de diagnóstico de algumas destas doenças.

 

Dúvidas, entrar em contato com o Núcleo Materno Infantil: 3642-6377.