Agricultores feirantes dos programas municipais da Ação Social e Agricultura

 

 

Para ouvir as necessidades dos agricultores feirantes e estudar a revitalização das feiras do produtor no município, os Secretários Valnete dos Santos, (Secretaria Municipal de Ação Social) e Vendelino Skonieski (Secretaria de Agricultura) reuniram-se no dia 20 de fevereiro com todos os produtores participantes.

Mafra possui atualmente a Feira Popular Itinerante, que acontece aos sábados na Praça Lauro Müller, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, envolvendo  8 feirantes e ainda a Feira Permanente da Praça do Correio, construída com recursos do Governo do Estado em parceria com o Município, envolvendo 6 feirantes. As duas feiras continuam acontecendo todos os sábados com hortaliças frescas, frutas, conservas, produtos da cozinha colonial como pães, cucas e bolachas, mel e derivados, embutidos de carne e artesanato local.

Potencial agrícola

Na reunião os agricultores ressaltaram o potencial agrícola  de Mafra, principalmente da agricultura familiar. Salientaram que é necessário o desenvolvimento da comercialização dos produtos da agricultura evitando assim a dependência das famílias de benefícios do governo.  Destacaram a necessidade promover o incentivo à cultura de compras em feiras em Rio Negro e Mafra, pois, segundo os próprios feirantes, há registro de busca de produtos agrícolas da RMC – Região Metropolitana de Curitiba por parte dos supermercados, para suprir a  defasagem da  produção local. Os agricultores questionaram ainda sobre a possibilidade de recursos para agroindústria local, reformas, irrigação, etc.

O secretário Vendelino Skonieski  anunciou que a sua pasta poderá  iniciar em breve visitas a campo,  podendo  atender  às famílias diretamente nas suas propriedades, pois disporá de veículos a serem adquiridos através de convênios.  

Diversificação

A nutricionista da Secretaria da Ação Social, Sandra Turnes salientou a necessidade das famílias adquirirem mais produtos de origem agroecológica nas feiras, para diversificar a sua alimentação, melhorando a qualidade das refeições. Também registrou a importância dos agricultores seguirem normas de boas práticas de produção a fim de comercializarem somente alimentos seguros. A Nutricionista  informou anda que os agricultores interessados em vender produtos na feira podem entrar em contato com a secretaria ou pelo telefone 3643 7181.

Todas as solicitações apresentadas pelos produtores feirantes serão  analisadas  para produção de projetos para captação de recursos ou viabilização de empréstimos para fomentar a agricultura familiar pelo município. Nova reunião ficou agendada para 27 de março, às 9 horas, na Secretaria de Ação Social.