Melhorias na BR 280 serão entregues oficialmente à população

O município está se preparando para a solenidade deinauguração das obras de melhorias na BR-280, para a qual está sendo esperada a vinda da Ministra de Relações Institucionais,  Ideli Salvatti.  O evento está agendado para o dia 1 de março, às 10:30 horas.

A obra a ser inaugurada é a melhoriano trecho da BR-280 entre a empresa Bandag e  o Espigão do Bugre (até a linha férrea), numa extensão de 2,7 km. Foi executada ao custo total de R$ 2,7 milhões, com  recursos do Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias do Governo Federal, denominado  CREMA 1ª Etapa.  A melhoria nas marginais beneficiou diretamente todos os moradores dos Bairros Campo da Lança e Espigão do Bugre, além de aproximadamente 17 empresas, duas escolas e à toda a população mafrense e usuários da rodovia, que encontram melhores e mais seguras condições de trafegabilidade.

Regularização dos acessos

Sob a responsabilidade do DNIT,foram executados 2,9 km de vias marginais, calçadas para pedestres nos dois lados da rodovia,  ciclovia no lado esquerdo  – protegida por defensas metálicas, implantação de 2 trevos próximos à Cerâmica Vila Rica e Escola Ana Rank, estabelecendo um binário nas vias marginais, e a consequente regularização  de todos os acessos ao longo do trecho em que as vias marginais foram implantadas.

A necessidade da  obra foi detectada pela unidade do DNIT em Mafra como forma de tornar a rodovia mais segura, uma vez que, naquela extensão existem duas escolas – EEB Jovino Lima e CEIM Ana Rank –  com grande movimentação de alunos. Os responsáveis pela obra explicaram que ela só foi possível graças a colaboração de todos os moradores e empresários instalados ao longo da rodovia. "Ninguém disse não. Todos colaboraram, mesmo quando foi necessário mudar os muros ou as cercas. Até mesmo as empresas prestadoras de serviços públicos, como Celesc e Casan, tiveram uma participação decisiva, em face de necessidade de relocação de postes e adutoras. O processo contou ainda com participação decisiva da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Grupo em Prol de Mafra, todos colaborando e interagindo em momentos decisivos do empreendimento",destacaram.

Acesso à Mafra

O Prefeito Roberto Scholze parabenizou o DNIT pela obra realizada, ressaltando a importância da mesma em relação à segurança dos moradores, dos  empresários, dos alunos e demais usuários que diariamente trafegam pela importante via de acesso à Mafra. "Estamos muito satisfeitos pela melhoria proporcionada, que além de embelezar a entrada de Mafra, ainda oferece a máxima segurança para pedestres e motoristas e aindareduzindo riscos para todos, com  a regularização dos trevos de acesso", declarou.