Executivo Municipal apóia modernização da Apicultura

Para manter uma primeira conversa entre a Apinorte e a administração municipal, visando uma parceria para o desenvolvimento da apicultura no município, o presidente da Associação dos Apicultores do Norte de Santa Catarina, Almir de Oliveira foi recebido na ultima terça-feira, 5, pelo Prefeito Municipal.

Dentre os vários assuntos abordados, destacam-se as propostas de parceria para instalação em Mafra de uma Casa do Mel, totalmente automatizada, e de apoio na criação do Museu do Mel.  Ao prefeito foi pedida a viabilização de um terreno para a instalação da Casa do Mel. Roberto Scholze falou do interesse do município em apoiar a ação, sugerindo algumas áreas no meio rural – conforme pedido da Apinorte.

"Faremos todo o possível para apoiar a iniciativa que promete auxiliar o produtor mafrense e da região, agregando valor à renda do apicultor e gerando divisas para o município", afirmou. Para o prefeito a apicultura sempre foi um motivo de orgulho mafrense e a modernização da atividade é tão necessária como em qualquer outra atividade agropecuária ou industrial.

Agilização no processo

O presidente da Apinorte destacou que a Casa do Mel, depois de totalmente automatizada, terá capacidade processar 500 kg/hora de mel. Hoje para se processar 500 kg de mel são necessários 4 homens trabalhando durante aproximadamente 6 horas, conforme explicou Almir Oliveira.

Ele justificou a necessidade da modernização da atividade devido ao fato de que atualmente a média de idade do apicultor mafrense é de 65 anos e as famílias têm tido dificuldade para conseguir mão de obra. "Todas essas dificuldades seriam superadas com a automatização do processamento do favo", afirmou. O município de Mafra produz atualmente cerca de 50 mil quilos de mel por ano.