Pacto pela alfabetização é lançado em Mafra
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – foi lançado na noite desta quinta-feira pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Educação. O evento foi realizado no Auditório Público Municipal, reunindo todos os professores alfabetizadores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, além do Prefeito, da Secretária Municipal de Educação e da Gerente Regional de Educação.
O PNAIC é um programa do Governo Federal criado com o objetivo de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, para que ao final do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental estes alunos tenham alcançado as habilidades desejadas, que são: ler, escrever e fazer as primeiras operações matemáticas, explica a Secretária de Educação Solange Takayama. "Se uma criança não conseguir se alfabetizar na idade certa, significa um fracasso nos anos seguintes de seu processo de escolarização", afirma a Secretária ao falar sobre o programa.
O Prefeito destacou a importância da educação e a necessidade de se investir no ensino público, acompanhando sempre seus passos para garantir que sejam oferecidos serviços de qualidade, em especial no período de alfabetização, que serve de base para a vida escolar do aluno. "A escola é o caminho ideal para o futuro e progresso das crianças", afirmou ele.
PNAIC em Mafra
O Município de Mafra aderiu ao programa no ano passado, indicando uma Coordenadora Municipal – Joseli Grein Miretzki, e três profissionais da rede pública municipal que foram selecionadas para atuar como Orientadoras de Estudo do Programa, sendo elas: Tania Aparecida Liebl Grein, Carla Cristina Pinto Wojciechovki e Marinês Schafascheck Ribeiro. Estas professoras já participaram da primeira etapa de capacitação – que aconteceu em Fraiburgo entre os dias 18 e 25 de fevereiro, onde receberam orientações que serão repassadas aos demais professores alfabetizadores.
As capacitações
Todos os professores que atuam nos três primeiros anos das séries iniciais deverão ser capacitados. Este ano a capacitação terá início com a disciplina de Língua Portuguesa, com carga horária de 120 horas de curso, e em 2014 a capacitação será de Matemática, também com carga horária de 120 horas. Estes cursos irão subsidiar o trabalho do professor alfabetizador na teoria e na prática, uma vez que o mesmo necessita dar continuidade aos seus estudos a fim de ampliar sua área de conhecimento.