Saneamento Básico e Recursos Hídricos são abordados em comemoração pelo Dia da Água
O Dia da Água – comemorado nesta sexta-feira, 22 de março – é lembrado pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, abordando a temática da importância do saneamento básico para a preservação dos recursos hídricos.
O saneamento básico, de suma importância para a saúde da população e preservação do meio ambiente – principalmente dos rios, lagos e mares – tem ligação direta com a preservação dos recursos hídricos de abastecimento de água da região para as futuras gerações.
A equipe do Projeto Socioambiental da Prefeitura de Mafra lembra que o melhoramento do manejo dos recursos hídricos deve começar com melhores atitudes e condutas do próprio indivíduo, que precisa se envolver no processo de responsabilização e de apropriação deste bem comum a todos. Para tanto, vale lembrar os itens fundamentais do saneamento básico, esclarecendo a importância de cada um para a preservação da qualidade da água:
1 – Abastecimento de água: quando um município dispõe de tratamento de água, mais saúde é proporcionada à população. O tratamento é realizado na Estação de Tratamento de Água e logo depois levado até as residências água potável, ou seja, pronta para consumo. Nas áreas rurais o abastecimento de água nas residências é realizado através de poços artesianos e nascentes.
2- Esgotamento sanitário: este é mais um item do saneamento básico. Através deste sistema as águas utilizadas pelas pessoas chegam até a Estação de Tratamento de Esgoto, onde são retiradas todas as impurezas que poderiam prejudicar a saúde da população e degradar a natureza, sendo então lançadas novamente nos rios, limpas e sem impurezas. Nos locais onde ainda não foi implantada a rede de esgotamento sanitário – ou que as obras ainda não foram concluídas – a solução para tratamento do esgoto são as fossas sépticas.
3- Limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos: A limpeza das ruas, a coleta de lixo e a disposição adequada dos resíduos – que podem ser domésticos, industriais, hospitalares, comerciais, de construção, recicláveis entre outros – é de suma importância para a conservação dos recursos hídricos, pois estes materiais acabariam nos leitos dos rios se os municípios e toda a sociedade não se sentissem responsáveis pelo lixo que produzem.
4- Drenagem e manejo das águas pluviais: A drenagem é responsável pelo escoamento das águas das chuvas, que são direcionadas novamente aos rios evitando alagamentos, enchentes e desmoronamentos. Por este motivo, é imprescindível que a população contribua no sentido de não entupir as bocas de lobos com lixo ou qualquer outro tipo de material. Também não se deve ligar esgoto na rede pluvial, pois as manilhas da drenagem pluvial levam as águas diretamente aos rios sem passar por qualquer tratamento.
Para saber mais sobre saneamento básico em Mafra, entre em contato com o Projeto Socioambiental da Prefeitura pelo telefone 3641-4034.