Ministra Ideli Salvatti entrega oficialmente obras de melhorias da BR 280

 

 

Uma região com grandes expectativas recebeu na manhã de segunda-feira, 25, a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Ideli Salvatti, que esteve em Mafra para a inauguração das obras de melhoramento físicos operacionais da BR 280, na travessia urbana de Mafra.  A solenidade aconteceu no salão de eventos do Willner Plus,  após a visita, na companhia do Prefeito de Mafra e do Superintendente do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos ao trecho que recebeu as modificações. Participaram da recepção à Ministra deputados, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios da Amplanorte.  

A Ministra Ideli Salvatti – que recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadã Honorária de Mafra, juntamente com o superintendente do DNIT de Santa Catarina – falou da sua satisfação em estar no município, visita esta que teve 4 momentos distintos. 

Melhorias

O Primeiro deles foi a entrega oficial das obras de melhorias na travessia urbana da cidade, que envolveu 3 milhões de recursos do programa CREMA 1 e  que encerrou o conjunto de melhorias realizadas na BR 280.   Ela anunciou ainda outras obras  citando basicamente a duplicação da BR 280, de São Francisco do Sul à Jaraguá do Sul e a implantação de terceiras faixas, num trecho de 14 km entre Rio Negrinho  e Mafra. Outro ponto por ela destacado foi um antigo pleito da região que é a federalização da rodovia 280, no trecho entre Canoinhas e Porto União.

O terceiro ponto foi o debate a respeito das ferrovias, declarando ser importante preparar a retomada da vocação ferroviária da região.  "Esse será o ‘up grade' da região, que vai representar uma melhoria efetiva não só da região do Planalto Norte de Santa Catarina com também do Sul do Paraná.

O quarto assunto tratado durante a visita de Ideli Salvatti foi a apresentação, por representantes do Banco do Brasil,  de uma perspectiva de  desenvolvimento econômico para a região, a exemplo do que vem acontecendo com outros estados, inclusive o Paraná, com o Banco do Brasil assessorando, planejando, capacitando  os arranjos produtivos locais. Ela citou como exemplos  de potencial a serem desenvolvidos o da bacia leiteira  e da apicultura regional.

Expectativas

O Prefeito de Mafra destacou o sentimento de euforia, expectativa e esperança de todos os mafrenses  em revitalizar a economia local e regional. "Temos potencialidades, números altamente expressivos de desempenho em nossa atividades agro-pastoril e um grupo de bravos homens e mulheres  dedicados, que tem obtido grande sucesso em empreendimentos ligados à agricultura familiar", declarou.  Ele destacou o apoio sempre  irrestrito recebido da Ministra que "abre as portas  da Secretaria das Relações Institucionais para que os prefeitos possam interagir com o Governo Federal". Ele agradeceu também ao Superintende do DNIT de Santa Catarina, João José dos Santos pelos esforços para a realização da obra  do trecho da BR 280.

Eldorado

Segundo o Prefeito, Mafra e todos os municípios região do Planalto Norte Catarinense estão de braços dados com o progresso do Brasil proposto pela Presidenta Dilma Roussef.  Para ele, o anúncio  das novas ferrovias que passarão por Mafra representam  um novo passo rumo ao desenvolvimento. "Se outrora  éramos a região mais pobre do estado de Santa Catarina, agora temos a possibilidade  de sermos o novo eldorado e isto se fará com a união dos municípios, das entidades do Governo Estadual, do Governo Federal e, sobretudo, do trabalho deste povo que tem em seu DNA a ordem e o progresso", afirmou. 

O chefe do executivo mafrense falou ainda sobre as melhorias da BR 280, considerando-as como um novo portal de entrada do Planalto Norte. "Ficou belo, organizado e para isso rendemos os nossos mais sinceros agradecimentos a todos os que participaram de sua execução, em especial aos técnicos do DNIT", declarou.

Um importante momento da solenidade foi a apresentação,  por parte dos municípios do Planalto Norte, representados pelo Prefeito de Mafra e  presidente da AMPLANORTE, de suas reivindicações, seguido pela direção do Hospital Bom Jesus de Rio Negro, do Hospital São Vicente de Paulo, de Mafra, da UnC e do Grupo  Pró Mafra.  

Pleitos da Região

O DNIT fez suas  explanações sobre a obra já entregue da BR 280, "realizada graças a união de diversas entidades e esforço de muitos", que resultou em maior segurança para pedestres e motoristas, além do embelezamento do local.  O DNIT também  apresentou  alguns pleitos  da região para o Governo Federal, quais sejam:  

1 – que o projeto para modernização da ferrovia  que passará por Mafra seja elaborado de forma que ela não corte mais pela região central da cidade;

2 –  que seja mantido o trajeto inicial do traçado do ramal ferroviário Maracajú (MS) – Mafra;

3 – que seja priorizada a aprovação do projeto  em Brasília, do viaduto no cruzamento das BRs 116 e 280, no conhecido trevo de Canoinhas;

4 – que seja autorizada o início dos procedimentos para contratação de estudo da viabilidade técnica, econômica e ambiental  das obras de ampliação da capacidade rodoviária da BR 280, no trecho entre Jaraguá do Sul à Porto União, e a inclusão dessas obras no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.