Mafra sedia reunião da ADTUR
• Intenção do projeto ‘Caminhos do Contestado' é que seja reconhecido como destino turístico no sul do Brasil, consolidando o turismo na região como importante atividade econômica sustentável
Representantes do turismo de vários municípios do Planalto Norte Catarinense reuniram-se na tarde da última quinta-feira, 04, no Hotel Susin em Mafra, para participarem de uma reunião com a ADTUR CAMINHOS – Associação de Desenvolvimento do Turismo Caminhos do Contestado. O objetivo foi apresentar aos novos gestores de turismo e cultura dos municípios o trabalho que está sendo realizado pela Associação.
A Diretora de Turismo da Prefeitura de Mafra, Eliane Villa Lobos Strapasson, abriu o encontro, enfatizando a importância da ocasião. "O roteiro turístico Caminhos do Contestado é um projeto que visa divulgar e fortalecer o turismo dos municípios que estão inseridos neste contexto histórico. É uma iniciativa empreendedora e necessária para a nossa região", disse.
O Secretário de Administração de Mafra, Airton Notari, que na ocasião representou o Prefeito Roberto Scholze, deu as boas-vindas aos participantes e enalteceu a iniciativa da ADTUR. "É um projeto encantador e representa a cultura e a preservação da memória da região".
A reunião contou ainda com a presença do gerente de turismo, cultura e esporte da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra (SDR-Mafra), Cidemar Ratochinski.
Caminhos do Contestado
Na ocasião, a Vice Presidente do Conselho Regional de Turismo Vale do Contestado, membro fundador da ADTUR Caminhos e diretora de turismo de Porto União, Marivanda Bortoloso Pigatto, apresentou o projeto "Caminhos do Contestado" com as atrações turísticas dos municípios participantes. Falou como foi o processo de confecção do material (folder) e da importância da parceria com o Sebrae-SC, além da colaboração da iniciativa privada. "O turismo tem três pilares fundamentais para o seu desenvolvimento no município – poder público, envolvimento da comunidade e iniciativa privada", explicou.
Já a secretária-executiva da ADTUR Caminhos, Carolina Gaio, apresentou o planejamento estratégico para os próximos dois anos. "Devemos pensar o turismo também como atividade econômica e não só cultural", disse.
De acordo com o planejamento estratégico, a intenção do projeto Caminhos do Contestado é que seja reconhecido como destino turístico no sul do Brasil, consolidando o turismo na região como importante atividade econômica sustentável.
Resultados
De acordo com Marivanda Pigatto, a ocasião também serviu para buscar adesão de outros municípios inseridos no mesmo contexto histórico e cultural. "Contamos atualmente com a participação de nove municípios e hoje, a partir deste encontro, Três Barras acabou de aderir ao projeto", conclui, mostrando-se satisfeita com o resultado desta reunião.