Projeto "Viva bem com a coluna que você tem" completa 9 anos
• cerca de 400 pessoas já passaram pelo programa nos últimos anos
Como vai a sua coluna? Se a sua resposta for mal, então você precisa conhecer o programa "Viva bem com a coluna que você tem" desenvolvido pela Prefeitura de Mafra e Secretaria Municipal da Saúde de Mafra (através do Mafra em Forma) em parceria com a Universidade do Contestado. Neste ano o programa completa 9 anos de atividades já tendo atendido nesse período cerca de 400 pacientes pelo SUS . Atualmente o "Viva bem com a coluna que você tem" atende 40 pessoas.
O programa "Viva bem com a coluna que você tem" visa atender a indivíduos que sofrem ou já sofreram problemas leves de coluna, lombalgia, suprindo o bem-estar físico-social para uma possível melhora na qualidade de vida, um estilo de vida saudável e uma autonomia das funções diárias no decorrer da vida.
Com participar
Para participar as pessoas interessadas devem passar por consulta médica no SUS de Mafra, De posse da requisição do SUS com seu problema diagnosticado como "Lombalgia" deve procurar a Universidade do Contestado nas terças e quintas-feiras no período matutino, pelo telefone 3641- 5573 ou na Secretaria da Saúde, programa Mafra em Forma 3641-5209.
Vida saudável
O programa é desenvolvido na Academia da Universidade do Contestado, Campus Mafra, duas vezes por semana (terças e quintas-feiras) pela manhã. Dentre as atividades praticadas estão o fortalecimento muscular, alongamentos, trabalho aeróbio e orientações sobre postura adequada. A equipe que atua no programa é composta pelos profissionais Professor Doutor Nilton Furquim Junior, Professor Mestre Daniel Petreça, Fisioterapeuta Fabíola Herbst Rodrigues e acadêmico de Educação Física Fabiano Santana.
Sucesso
O programa já foi apresentado em vários Congressos da área como o Brasileiro de Atividade Física e Saúde, Seminários promovidos pela Universidade do Contestado (SEDEP E SEDEC), Congresso Internacional de Fisioterapia, conquistando em 2005 o prêmio de melhor trabalho científico no II Congresso Catarinense de Coluna Vertebral, II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe.