Prefeitura de Mafra realiza semana da Saúde na Escola

A Prefeitura de Mafra realizou entre os dias 11 e 15 de março a Semana da Saúde na Escola, com o objetivo de verificar como está a saúde ocular dos estudantes e também fazer a prevenção da obesidade, além de outras ações voltadas à saúde.

No total foram realizados 2000 atendimentos, incluindo triagem visual, aferição de peso e altura, verificação da pressão arterial para aquelas crianças com 8 anos ou mais – conforme preconizado pelo Ministério da Saúde – além da conferência do calendários vacinal dos adolescentes, com aplicação de 340 vacinas de febre amarela, 20 vacinas contra difteria e tétano, assim como outras vacinas atrasadas para aqueles que trouxeram autorização dos pais para serem vacinados.

Nas creches houve a verificação se foi realizado teste do olhinho (reflexo vermelho) e teste da orelhinha ao nascimento. Também foram realizadas palestras sobre Prevenção contra drogas e álcool nas escolas do São Lourenço e Agrícola.

Para o prefeito Roberto Scholze, ações como esta são de grande importância, pois integram saúde e educação, incentivando as boas práticas de saúde e promovendo o desenvolvimento pleno das crianças, adolescentes e jovens no âmbito da escola.

De acordo com o secretário de Saúde Tadeu Geronasso, no decorrer do ano outras escolas receberão a equipe do Programa Saúde na Escola, com os profissionais dos vários setores da Secretaria de Saúde – como o Núcleo Materno Infantil, CAPS, ESFs e Mafra em Forma – além dos acadêmicos da Universidade do Contestado, entre outros.

Saúde na Escola

A Semana da Saúde na Escola é uma ação dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), que será implementado no decorrer deste ano sob a coordenação da Enfermeira Adriana Moro Wieczorkievicz, tendo como objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos mafrenses. Busca também a formação da cidadania e fortalecimento das políticas públicas de saúde e educação, visando à aproximação da população com a Rede de Atenção Básica à Saúde.