Eleita primeira diretoria do Conselho de Preservação do Patrimônio de Mafra

 

O Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico de Mafra – CoMPPaM já está com sua primeira diretoria eleita. A reunião para eleição aconteceu na última quarta-feira, 10 de abril entre representantes das entidades que compõem o conselho.

O CoMPPaM foi criado pela Lei 3.592, de 6 de outubro de 2010. Foi proposta pelo Prefeito Roberto Scholze  enquanto ainda era Vereador e somente neste ano foi dado início às ações para sua implementação. O Prefeito Roberto destacou a necessidade de início dos trabalhos da entidade o mais breve possível,  como forma do município preservar não somente de imóveis, mas principalmente de sua cultura e costumes. "Preservar o legado recebido dos nossos antepassados é uma forma de demonstrarmos respeito ao trabalho de todos que contribuíram para a formação de Mafra", declarou. 

 

Para o Secretário de Cultura de Mafra, Rafael Kondlatsch a eleição foi o primeiro passo para a efetiva implantação de uma entidade que vai garantir o fortalecimento de um campo esquecido em Mafra que é a identidade cultural de seu povo. "Precisamos correr atrás do prejuízo. A nossa identidade histórica tem sido abalada com o tempo sem uma força de defesa. A criação do CoMPPaM vem justamente preencher essa lacuna e começar a orientar a forma como iremos nos preservar", explicou.

 

Após a sua formação o conselho aprovará o seu estatuto, que já está em fase final de elaboração, e passará a deliberar sobre tombamentos de bens históricos do município, como o Cine Emacite, por exemplo.

 

Atribuições

O Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, Histórico e Artístico  terá como principais funções:

I – Coordenar as pesquisas e levantamentos do patrimônio cultural do município.

II – Organizar e cuidar do arquivo que se encarregará de guardar a documentação pertinente ao que se refere esta lei, em especial, os livros de Registro e Tombo.

III – Elaborar estudos e pareceres, bem como organizar vistorias ou quaisquer outras medidas destinadas a instruir e encaminhar os processos de tombamento.

IV – Assessorar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo no estabelecimento de projeto de Preservação patrimonial.

V – Propor o estabelecimento de acordos de cooperação com outras instituições, públicas ou privadas, em especial com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

VI – Determinar a execução de obras imprescindíveis à conservação do bem tombado, bem como orientar e acompanhar as obras de restauração e/ou adequação do mesmo.

 

Diretoria

A primeira diretoria do CoMPPaM ficou assim constituída:

Presidente: Carmen Raquel Paluch;

 Vice-Presidente: Cidemar José Ratochinski;

Primeiro Secretário:  Jean Carlo Grein Xavier;

Segundo Secretário: Débora Kahlow Schossig;

Primeiro Tesoureiro: José Maurício dos Santos Lopes;

Segundo tesoureiro: Nereu Martins Carvalho.