Encontro reuniu ostomizados, familiares e profissionais da saúde em um dia dedicado à confraternização

 

 

 

No dia 10 de abril a Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada (AMO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, através do Programa de Atenção á Saúde da Pessoa Ostomizada  realizou um encontro festivo e de atenção à saúde.

 

Qualidade de vida

No evento, que aconteceu em um sítio na localidade de São Lourenço, os associados puderam receber atendimento dos profissionais de saúde do SUS e de enfermeiras estomoterapeutas vindas de Florianópolis para participar do evento.

De acordo com o presidente da AMO, Marcial José Przybyela, o principal propósito do encontro foi a confraternização do grupo. "Foi uma oportunidade maravilhosa para integração, melhoria no entendimento e aceitação da condição de vida do ostomizado", disse. Ele explicou ainda que o encontro foi uma forma de "estimular os ostomizados e familiares a participarem de maneira integral do tratamento, a fim de  melhorar a sua qualidade de vida".

 

Apoio
O presidente da Associação ressaltou a importância do envolvimento de todos na realização do evento. "Quero agradecer a todos que de uma forma ou outra viabilizaram a realização deste encontro. Também ressalto o apoio do Sr. Eraldo Krachinski que gentilmente cedeu o seu sitio para que promovêssemos este momento agradável e acolhedor aos participantes", finalizou.

 

 

AMO

A Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada – AMO – atende pessoas que se submeteram a uma cirurgia abdominal pelas mais diversas causas, desde doenças inflamatórias intestinais ou urinárias, más formações, traumatismos, doenças hereditárias, entres outras. Tem por objetivo promover a integração da pessoa ostomizada, visando contemplar a maioria dos fatores que envolvam o seu cotidiano, ou seja, as suas relações familiares e sociais, além de viabilizar o acesso ao serviço de saúde e aos diretos dos ostomizados, uma vez que são consideradas pessoas com deficiência.