Mafra consegue bons resultados em etapa microrregional do JASTI

O Município de Mafra conquistou no último sábado (13) duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze na etapa classificatória microrregional dos Jogos da Terceira Idade – JASTI. O evento foi sediado pelo Município, recebendo participantes já classificados nas etapas municipais de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, além dos anfitriões mafrenses.

As modalidades disputadas foram: Bocha, Bolão 23, Canastra, Truco e Dominó – feminino e masculino, e Dança de Salão – categorias de 60 a 69 anos e acima de 70 anos, nos estilos Bolero, Valsa e Vanerão. A abertura do evento aconteceu na Escola Mário Goeldner, e logo em seguida aconteceram competições de Dança de Salão. Após o almoço foram disputadas no salão da Igreja Ucraniana as modalidades de Canastra, Truco e Dominó, e também de bocha, esta na cancha do Peri. As competições de bolão acontecerão na manhã do dia 20 de abril, no Clube Zeppelin.

Foram duas medalhas de ouro conquistadas pelo município: na Dança de Salão – categoria 60 a 69 anos – com o casal José Benedito Ruiz Paloma e Diva Costa Dreher; e na Dança de Salão – categoria 70 –  com o casal Ivan Jerson Buch e Odete Domingues Buch.

Os representantes mafrenses conquistaram ainda duas medalhas de prata: Canastra feminino com Odete Domingues Buch e Olinda Antonichen Kohler, e Truco feminino com Judite Pivovar e Lindaura Soares Konopka; além de três medalhas de bronze, na Canastra masculina com Tarcisio Kowalsky e Calisto Orlando Paludo, no Dominó masculino com José Benedito Ruiz Paloma e Massayuki Hirose, e no Truco masculino com Ivan Jerson Buch e Rosalino dos Santos.

Participaram ainda: Dominó feminino com Amélia Nassif e  Diva Costa Dreher; e Bocha masculino com João Maria Moreira, Raul Emidio Barão, Amauri Moreira da Costa e Derli Pedro Bulegon. O Bolão 23 acontecerá no dia 20 de abril as 09h30min da manhã no Zeppelin.

O prefeito, presente da abertura do evento, falou da satisfação em ver a alegria e disposição dos participantes. "Os Jogos oportunizam aos competidores uma participação mais ativa na sociedade, proporcionando a prática de uma atividade saudável e facilitando o convívio social das pessoas com mais de 60 anos, o que se reverte também em melhorias na qualidade de vida destas pessoas", afirma ele.

De acordo com a secretária da Criança e Ação Social, é de fundamental importância proporcionar momentos de socialização, entretenimento e lazer aos senhores e senhoras que já fizeram tanto pelo município.

"Na dança de salão, as duplas mafrenses – medalhistas de ouro – foram classificadas para a fase estadual, que acontecerá de 14 a 18 de maio em Itá", conta o secretário de Cultura, Esporte e Turismo. O evento contou ainda com a colaboração do Centro de Convivência do Idoso – CCI, e do curso de Fisioterapia da UnC.