Prefeitura lança "Primeiro Concurso de Contos Infantis Monteiro Lobato"

Parceria entre as secretarias da Educação e Cultura de Mafra visa participação de alunos do ensino fundamental e médios das escolas estaduais e municipais

Com um estilo de escrita com linguagem simples, na qual realidade e fantasia andam juntas, o escritor Monteiro Lobato popularizou-se entre o público infantil. Em razão disso, as Secretarias da Educação e da Cultura lançaram no último dia 18 de abril (aniversário do escritor), o "Primeiro Concurso de Contos Infantis Monteiro Lobato". O objetivo é incentivar a produção literária e revelar novos talentos, do ensino fundamental e médio, no cenário da literatura infantil mafrense, das escolas estaduais e municipais.

Contos para todos

De acordo com o regulamento do concurso, cada participante poderá inscrever um conto inédito e não publicado. O tema deverá ser baseado em obras do Monteiro Lobato podendo, inclusive, utilizar os seus personagens na trama. A escola deve fazer uma seleção interna e enviar os contos escolhidos à Secretaria de Cultura Esporte e Turismo até o dia 17 de maio de 2013.

Quanto à premiação, os primeiros colocados de cada categoria terão seus contos publicados em diário oficial do município e receberão uma obra do escritor Monteiro Lobato como prêmio. Além disso, todos os contos selecionados pelas comissões das escolas comporão uma coletânea que será publicada e distribuída gratuitamente às escolas participantes, à Biblioteca Municipal e aos alunos autores dos contos escolhidos.

Incentivo

O Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra ressaltou a importância do concurso. "O objetivo, além de celebrar o nascimento de um dos maiores escritores infantis do mundo, é o de despertar nos estudantes essa vontade de escrever contos. O fato de o prêmio incluir a publicação em jornal e depois de um livro com os vencedores ajuda a incentivar que eles se empenhem a fazer um bom trabalho", disse.

Já a Secretária de Educação ressaltou a importância das duas secretarias (Educação e Cultura) trabalharem em prol do conhecimento e da cultura. Ela lembrou ainda que a leitura abre portas para o imaginário infantil e amplia o conhecimento. "As obras de Monteiro Lobato despertam o interesse das crianças e a literatura infantil é considerada uma ferramenta poderosa para o aprendizado", concluiu a Secretária.

O regulamento do "Primeiro Concurso de Contos Infantis Monteiro Lobato" está disponível nas escolas participantes, nas duas secretarias (Cultura e Educação) e no site da Prefeitura de Mafra (http://www.mafra.sc.gov.br/).