Executivo Municipal incentiva o fortalecimento das associações de moradores

O Prefeito Municipal promoveu na manhã desta terça-feira (30) uma reunião com os representantes das associações de moradores dos bairros de Mafra, tendo como objetivo estabelecer um canal aberto de comunicação entre as associações – que representam a comunidade – e o poder executivo municipal.

De acordo com o Prefeito, este primeiro encontro – que aconteceu nas dependências da AMPLANORTE – faz parte de um projeto pioneiro na região, tendo em vista a necessidade de fortalecer, reativar e aumentar a participação da população junto às associações de moradores. "A falência destas entidades não é um problema exclusivo de Mafra. Este primeiro encontro faz parte de um projeto pioneiro na região, e através dele pretendemos identificar os problemas da comunidade e traçar um perfil das associações", explicou.

A presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Lourenço, Cristiane Cavalheiro, apontou como um problema a pequena participação da comunidade junto à associação. Celso José Cardoso, morador do Saltinho do Canivete, destacou que "é de fundamental importância manter, através das associações, aberto o diálogo entre a própria comunidade, para que os problemas apontados possam ser discutidos e então levados para o conhecimento do poder público".

Para o Vereador Eder Gielgen, que na ocasião representou o Poder Legislativo mafrense, "é muito importante que as associações de moradores busquem a captação de recursos financeiros, não só do Poder Executivo Municipal, mas como também do Estado e através de Emendas Parlamentares, por exemplo", afirmou o vereador.

O encontro também contou com a presença do Procurador do Município, Marcelo Wacheleski, e da Secretária da Criança e Ação Social, Valnete dos Santos, que se colocaram à disposição para auxiliar em tudo que for possível, ficando definido que as questões relativas às Associações devem ser levadas inicialmente à Secretaria de Ação Social. O Prefeito fez questão de se interar sobre as condições em que se encontram cada uma das Associações presentes, além de ouvir as reivindicações de todos os representantes, tirando dúvidas e apontando soluções para as solicitações.