Educação de Mafra realizou mais uma etapa do curso de formação continuada do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre professores alfabetizadores e estagiários, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, para discutir o tema inclusão

A Secretaria Municipal da Educação de Mafra promoveu no dia 30 de abril mais uma etapa do curso de formação continuada para os professores alfabetizadores e estagiários, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro reuniu mais de 100 participantes da rede municipal de ensino, no Auditório Municipal Poetisa Maria Martha Schulze Scholze.  A aula teve como tema central a inclusão.

Para a Secretária de Educação, Solange Takayama, o PNAIC é um suporte capaz de contribuir para que todas as crianças, até os oito anos de idade, sejam alfabetizadas. "O objetivo do pacto é fazer com que os alunos que estudam em escola pública tenham o domínio da leitura e da escrita. Portanto, acredito no empenho dos nossos professores no cumprimento das normas propostas pelo PNAIC", ressaltou a Secretária.

Alfabetização

O PNAIC tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, a série de aulas destina-se a capacitar os professores alfabetizadores, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Mafra.

Segundo a coordenadora do PNAIC em Mafra, Joseli Grein Miretzki, esta aula, que reuniu os professores e estagiários dos três anos iniciais do Ensino Fundamental, teve como objetivo debater sobre a inclusão com as professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e munir os alfabetizadores que trabalham com alunos especiais. "Os professores terão mais ferramentas para trabalhar com alfabetização, uma vez que aderimos ao pacto e começamos a trabalhar com material pedagógico específico do PNAIC, explanado nos encontros pelas orientadoras de estudo: Tania Grein, Marines S. Ribeiro e Carla Woijciechovski", explicou a coordenadora.

Inclusão

Para tratar do tema da aula "inclusão", a Secretaria da Educação contou com equipe de educadores especializada que trabalha com o AEE na rede municipal, Ana Claudia Rauen, Claudia Rucinski e Adriana Rodrigues Novacki. Participaram também as profissionais da Secretaria de Educação, Giovana Carla Treml e Solange Maria Buch, bem como a contribuição da professora de Educação Especial, Sandra Inês Gonschorowsky.

Foram discutidas as estratégias utilizadas nas escolas para o trabalho de inclusão, como é feito encaminhamento do aluno especial, o papel da escola, professores e pais no desenvolvimento da criança e ainda foram esclarecidas dúvidas dos participantes. O relato de experiências também foi uma ferramenta importante na continuidade dos trabalhos do encontro.