Mafra e Canoinhas somarão forças para serem ambas referências
O Ministério da Saúde poderá credenciar os municípios de Mafra e Canoinhas como referências em traumatologia e ortopedia. Esse foi o resultado da reunião realizada na última terça-feira, 7 de maio, nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Regional – Mafra, da qual participaram os secretários municipais das 13 cidades pertencentes às áreas de abrangência das 25ª e 26ª SDRs, além de representantes da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo informações do Secretário de Saúde de Mafra, Tadeu David Geronasso, que também coordena a Comissão Intergestores Regional do Planalto Norte, naquele mesmo dia, uma reunião prévia aconteceu em separado somente entre os secretários de saúde e a Superintendente de Serviços Especializados e de Regulação de Santa Catarina, Liziane Bittencourt, quando foi anunciada a possibilidade do Ministério credenciar os dois municípios do Planalto Norte nas especialidades. "As reuniões foram extremamente técnicas, com resultados em que todos ganharão", declarou Geronasso, destacando como um ponto importante nessa conquista o acesso que Santa Catarina está tendo com o Ministério da Saúde, devido a abertura que a Presidenta Dilma está dando, com destaque para o Secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira.
União pela região
"Após a primeira reunião, aconteceu o anúncio dessa nova possibilidade, sem que os demais municípios votassem, ficando decidido que os dois municípios – Mafra e Canoinhas – brigarão juntos para o duplo credenciamento", explicou Tadeu Geronasso. Caso essa possibilidade se confirme, serão beneficiadas cerca de 400 mil pessoas moradoras nos 13 municípios, dividindo os atendimentos entre as duas cidades, o que agilizará em muito a prestação dos serviços, conforme explicou o secretário. Ele ainda destacou que isso representará a união de forças e não mais a disputa dentro de uma mesma região.
Cirurgia bariátrica
Para ele os resultados foram muito positivos para os dois municípios. "Serão mais duas portas de entrada para os serviços de traumatologia e ortopedia, pois hoje a região tem como referência em ortopedia somente os municípios de Jaraguá do Sul e Florianópolis, o que dificulta e atrasa o atendimento ao munícipe que tem que se deslocar até um dos dois centros de referência", disse.
Outra novidade apresentada por Geronasso foi a de que o município solicitou ao Governo do Estado ser referência em alta complexidade em cardiologia e cirurgia bariátrica, sendo que nesta última especialidade o Estado já deu sinais positivos de autorização.