Mobilização quer conscientizar para a necessidade da Criança e do Adolescente
- "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual". Denuncie, Disque 100.
Flores amarelas enfeitando trevos, rotatórias, canteiros e prédios públicos simbolizam a mobilização contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha quer chamar a atenção da população para a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida. A flor amarela é o símbolo da campanha "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes".
Em Mafra, os números de atendimentos das famílias mafrenses relacionados à violências contra crianças e adolescentes demonstram o quanto a questão é preocupante. Somente nos primeiros 3 meses 2013 o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS atendeu 119 famílias em casos contra violência a criança e adolescente, sendo 34 de violência sexual, 42 de violência física e psicológica e 33 de negligência.
Mobilização
Para marcar o dia 18 de maio – Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes – entidades públicas e privadas estarão mobilizadas, realizando ações de conscientização. Essas ações acontecerão no dia 17 de maio, com a distribuição de panfletos alertando para a necessidade de denunciar abusos e explorações infantis e indicando o Disque 100 para denúncias. As panfletagens acontecerão na Praça Lauro Muller e no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Br 116, das 10 às 11 horas no período matutino e das 14:30 às 15:30 horas, no período vespertino.
A mobilização "Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes" é uma realização conjunta da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, Consegma, além do comércio e empresas locais. Envolverá ainda o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e adolescentes do Projovem.
Vamos colorir de amarelo
Ainda como forma de chamar a atenção para o problema, pretendem as entidades envolvidas na mobilização, conclamar o comércio local para que participem colorindo de amarelo as suas vitrines. As rádios locais participarão veiculando diversas frases como "A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano", de João Paulo II.
18 de Maio
No dia 18 de maio a morte da menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, em 1973. Ela foi sequestrada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família tradicional do Espírito Santo. Muita gente sabia quem eram os assassinos da menina, mas não tiveram coragem de denunciar. Então, uma das questões que marca esse acontecimento é o silêncio. O silencio é que garantiu que os criminosos ficassem impunes. E é contra esse silêncio que continuamos trabalhando. Esse dia marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Mafra as ações acontecerão dia 17 de maio.