Projovem Adolescente visita estúdios das rádios Nova Era FM e São José AM

Visita fez parte da agenda da Oficina de Radiojornalismo, da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, que ensina aos adolescentes noções da rotina de um comunicador de rádio

A área de comunicação pode ser um caminho profissional a ser seguido por alguns jovens que frequentam o Projovem Adolescente – programa sócio educativo, da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social. Eles estão participando da Oficina de Radiojornalismo, parceria entre a Secretaria e a Assessoria Especial de Comunicação da Prefeitura.

Visita

Como parte do cronograma de aulas, constava a visita a uma emissora de rádio da cidade. A Secretária da pasta, Valnete Teresinha dos Santos, solicitou a visita à direção da Fundação João XXIII, que atendeu ao pedido. Na segunda-feira, 20 de maio, à tarde, os alunos, acompanhados da coordenadora do programa, Fabiana Lanke, visitaram os estúdios. Eles foram recebidos pelo diretor das rádios, Amaury Levinsky.

Durante a visita conheceram os estúdios das rádios, as demais dependências, as unidades móveis e a torre de transmissão da FM. Os jovens também viram uma exposição de objetos antigos relacionados ao rádio – gravador, toca-discos, transmissores, entre outros.

Opinião

Fabiana Lanke explica que os adolescentes participam de atividades culturais e artísticas e visitas como esta ajudam o jovem a vivenciar novas experiências. "O contato com o espaço profissional possibilita ao jovem a compreensão do mundo do trabalho, para que sua inserção neste universo não ocorra de forma precoce, mas sim com direcionamentos do que desejam para seu futuro", disse.

Quem também acompanhou a visita foi uma das orientadoras da oficina, Joyce Silva, que junto com Maurício Lopes, trabalha a comunicação nas aulas. Para ela, a visita mostra na prática o que os adolescentes aprendem na teoria. "É muito fácil mostrarmos em sala de aula como funciona um estúdio, mas para eles, é fundamental essa visita para verem de perto a rotina de uma emissora", disse.

Vivência

Durante a tarde, o repórter da emissora, Márcio Gonçalves, entrevistou alguns adolescentes mostrando como é a sua rotina de comunicador. Já o aluno Jelson Alex Pereira vivenciou uma experiência diferente, pois foi repórter por alguns minutos, entrevistando Márcio. Ainda haverá mais duas aulas para completar a oficina, sendo uma de oficina de voz e texto e outra sobre mercado de trabalho. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Projovem Adolescente

É um programa sócioeducativo, destinado a jovens de 15 a 17 anos. As atividades ocorrem no contra turno escolar, contando também com oficinas artísticas e culturais.

Para maiores informações: 3643-7181 – Secretaria Municipal da Criança e Ação Social.