Prefeitura de Mafra e Senar promovem curso de artesanato em palha de milho

Quinze mulheres da localidade de Bela Vista participaram na semana passada do curso de objetos decorativos em palha de milho, promovido pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Agricultura e Interior, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato dos Produtores Rurais do Município.

O curso foi oferecido gratuitamente entre nos dias 27, 28 e 29, no salão da Igreja da Bela Vista do Sul. O curso foi ministrado por Débora Noronha Lima – instrutora do Senar de Santa Catarina e de Minas Gerais, a qual explicou que o curso consta de aulas teóricas e práticas, focando em oferecer às participantes o desenvolvimento na aptidão manual para confecção dos produtos.

O secretário de Agricultura, Vendelino Skonieski, afirmou que o curso tem como objetivo complementar a renda familiar das participantes. "Frisamos também a importância da promoção social através da formação de grupos de trabalho, onde as mulheres se reúnem para confeccionar os artesanatos e aproveitam para confraternizar, trocar idéias e se divertir, saindo da sua rotina e melhorando a qualidade de vida", explica o secretário.

De acordo com Maria Terezinha Tibuski – que atua como uma espécie de líder do grupo – a maioria das participantes do curso já faz parte de um grupo de mulheres da localidade que se reúnem nas segundas-feiras para bordar.  "Com este curso poderemos aprender a técnica para produzir e comercializar nosso artesanato em feiras e outros eventos, como as Tardes da Amizade", afirmou dona Terezinha.