Mafra vence Dia do Desafio com quase 50% de participação

• Mafra 48,97% x Jinotega (Nicaragua) 6,05%

Mafra participou pelo terceiro ano consecutivo do Dia do Desafio – campanha mundial de incentivo à vida ativa e à adoção de hábitos saudáveis para as pessoas. Neste ano – com 52.916 habitantes – Mafra competiu contra a cidade de Jinotega, da Nicarágua, que possui 99.382 habitantes. Nesta edição a população de Mafra se empenhou e venceu o desafio, com a participação de 25.912 pessoas. O placar final do evento foi Mafra 48,97% x Jinotega 6,05%.

Histórico

Em 2011 o município participou pela primeira vez, vencendo a cidade de El Torno, da Bolívia registrando 12.423 pessoas participando, o que representou 24% da população.  Em 2012, embora o município tenha conseguido a adesão de 18.410 pessoas, representando 37,77% da população, ainda assim perdeu para a cidade cubana de Cotorro.

Superação

Para o diretor de esportes, Fábio Rodrigues, a adesão dos munícipes foi fundamental para a vitória. "Mafra foi muito bem representada por sua população que comprou a ideia e fez bonito. Terminamos o dia do desafio com a nossa meta alcançada e a sensação de dever cumprido. Parabéns a todos, mas principalmente aos alunos e professores da rede municipal, estadual e particular pela participação, pois fizeram a diferença", declarou.

Já o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlasch, ressaltou o termo superação. "Comparando com 2012, superamos em mais de 7 mil pessoas a adesão a esse desafio. Isso mostra a evolução da nossa atividade e a disposição dos mafrenses em participar de eventos, o que é muito bom".

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, também contribuiu para o placar, se exercitando logo cedo junto aos demais servidores municipais. Ele convidou a todos para que se exercitassem e destacou a importância da prática de atividade física para a melhoria da qualidade de vida. "Vamos vencer este desafio", conclamou.

Durante todo o dia o Departamento de Esportes da Prefeitura percorreu diversos pontos onde as pessoas estavam se exercitando e sugeriu a continuidade da pratica de atividades físicas diariamente.

Países participantes

Participaram do Dia do Desafio 2013 os seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Saiba mais sobre o Dia do Desafio acessando: http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/