15 de junho – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA MAUS TRATOS E VIOLÊNCIA EM IDOSOS!

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) decreta que o maior fator de bem estar e de qualidade de vida para um idoso é a sua própria família. Famílias bem orientadas e estruturadas raramente são induzidas a causar algum mal, mesmo que involuntariamente, e ajudam muito a manter a boa saúde do idoso. Ao contrário, famílias desestruturadas ou que não buscam informações e orientações sobre como cuidar de seus idosos, podem mais facilmente incorrer em negligências, abusos e maus tratos.

Estudos revelam que os idosos mais dependentes, em especial, os idosos portadores de demência podem ser as maiores vítimas de maus tratos e violência.

 Semelhante às crianças pequenas e aos bebês. Fica evidente esta comparação, pois são pessoas que não podem se defender e não possuem autonomia própria. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso vêm ao encontro desta tão necessária proteção.

Maus tratos e violência contra os idosos referem-se a:

  • § Abusos físicos, psicológicos e sexuais
  • § Abusos financeiros – em especial, o famigerado empréstimo consignado!
  • § Abandono
  • § Negligência da família e dos que cuidam
  • § Deixar que os próprios idosos tenham atitudes que possam trazer-lhe algum mal.

Geralmente, é o filho de meia idade, solteiro ou separado, que mora com os pais e que depende financeiramente destes. A maioria destes filhos agressores é dependente químico. Imaginem ter em casa uma pessoa com estas características, morando junto com um idoso, especialmente um idoso portador de Alzheimer? Lembrar que boa parte dos casos de maus tratos que acontecem, não são denunciados!

Por fim, é necessário que todos saibam que maus tratos e violência contra os idosos existem. E tem um efeito devastador na vida do idoso afetado (podendo chegar até a morte) e na vida de toda família. Somente através da boa orientação de como cuidar e da denúncia da pessoa ou da instituição que provoca os maus tratos, é que se pode trazer uma proteção adequada e segurança para uma das maiores vítimas de violência em nossas cidades.

15 de junho – DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA MAUS TRATOS E VIOLÊNCIA EM IDOSOS! Lembrar que, quanto mais dependente for o idoso, mais vítima ele pode ser. Observe, esteja presente, denuncie! Vamos mostrar a força do Estatuto do Idoso!

Denuncias podem ser feitas através do Disque 100, em delegacias ou no Ministério Público.