Alunos do CEMMA assistem à palestra "Adolescência: período de escolhas"
Durante a Semana Nacional Antidrogas, nos dias 25 e 27 de junho, o CEMMA recebeu a visita da Naturóloga e especialista em Saúde Mental e Dependência Química – integrante da equipe técnica da Associação Terapêutica Novo Amanhecer – ATENA, Helen Jéssica Silva. Ela ministrou a palestra "Adolescência: período de escolhas", para todos os alunos dos 8º%u02E2 e 9º%u02E2 anos do Ensino Fundamental Final.
Escolhas
O tema abordado enfatizou não só a adolescência e as características inerentes a essa fase, como também direcionou aos alunos a uma reflexão sobre a sociedade, sobre as suas escolhas e sobre o uso, abuso e dependência de drogas. De acordo com Helen, para o adolescente, as drogas tanto lícitas como ilícitas, fazem parte a vida social, das festividades, da inserção no grupo, embora nem todos façam uso delas.
Segundo pesquisas, a maioria dos usuários experimenta drogas na adolescência, sendo que um dos principais motivos que leva as pessoas a experimentarem drogas é a curiosidade. Para a palestrante, a melhor forma de acabar com a curiosidade é a informação. "É preciso falar, questionar, discutir essa problemática e a escola deve oportunizar este diálogo. A abordagem mais eficaz é desenvolver atividades que levem a valorização da vida e ao desenvolvimento da autonomia por meio de escolhas saudáveis", ressaltou a técnica da ATENA.
Escola participativa
Para a diretora do CEMMA, Carla Elice Silveira, a escola se apresenta com o lócus para a estruturação de condições que assegurem espaços de aprendizagem democráticas, inclusivas e plurais. "Nesse sentido, trabalhar com temas transversais, voltados para a educação e saúde, visa contribuir com a qualidade de vida do aluno e de tudo que lhe cerca", ressaltou. Ela completa dizendo que esta ação realizada faz parte da Lei nº 3828 de 05 de julho/2012, que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas do município efetuarem Seminário Antidrogas. "Esta não é uma ação isolada, durante o ano letivo de 2013 serão desenvolvidas outras atividades complementares", finalizou Carla.