Merendeiras e zeladores das escolas de Mafra recebem nova capacitação

Curso também foi destinado a zeladores da Secretaria da Saúde

A Secretaria de Educação de Mafra realizou nesta semana, no período de 15 a 18 de julho, nas dependências do CEMMA, mais uma capacitação para merendeiras e auxiliares de limpeza (zeladores) das escolas da rede municipal de ensino. Este ano, zeladores da Saúde também participaram. As capacitações acontecem anualmente, sempre no recesso de julho e, neste ano, envolveram 65 merendeiras e 80 zeladores.

O conteúdo comum da capacitação foi voltado ao desenvolvimento do relacionamento interpessoal e intrapessoal com a psicóloga Talita Valério, auxiliada pela psicopedagoga Giovana Treml, além da motivação e troca de experiências entre os participantes.

A capacitação dos zeladores da Educação e Saúde enfocou o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e técnicas de limpeza, com a equipe da empresa Orbenk. Para as merendeiras, a Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Giovana Kundlatsch, tratou de assuntos como boas práticas na manipulação de alimentos, educação alimentar e nutricional, além da prática de novas receitas.

Troca de experiências

A capacitação foi destacada como momento necessário para a troca de experiências e diversificação de receitas, segundo a nutricionista Giovana Kundlatsch, responsável técnica pela alimentação escolar em Mafra. Ela explicou que há mais de 10 anos é realizado este tipo de capacitação com as profissionais. "Esses encontros são importantes, pois proporcionam a renovação de conhecimentos e troca de experiências", declarou.

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, foi conferir de perto a capacitação no dia 16, terça-feira, e aproveitou a ocasião para conversar com os participantes, incentivando-os a buscar sempre a atualização de conhecimentos.