Programa "A Casa é Sua" do Governo do Estado/Cohab é apresentado à Prefeitura de Mafra

"A Casa É Sua" foi lançado no dia 1º de julho pela Cohab/SC, em parceria com as prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs)

Na quarta-feira, 07, o Prefeito Roberto Scholze recebeu em seu gabinete a visita do secretário da 25ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra (SDR), Wellington Bielecki, acompanhado do diretor-presidente da Cohab, Ronério Heiderscheidt para divulgar o programa "A Casa é Sua". O programa, que tem validade de três meses, foi criado para proporcionar a titularidade definitiva dos imóveis às famílias catarinenses que receberam uma casa da Cohab nos últimos anos.

Além da divulgação do programa do Governo do Estado para a habitação, o diretor-presidente da Cohab entregou carnês aos mutuários que têm intenção em aderir ao "A Casa é Sua".

Em Mafra, a Cohab tem em seus registros 437 mutuários que podem ser contemplados no programa. Destes, 191 já estão com os termos de quitação emitidos e 246 contratos estão com as suas obrigações em aberto, segundo informações da Secretaria Municipal da Habitação.

Facilidades para o mutuário

Com a parceria das Prefeituras e Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDRs), o programa A Casa é Sua irá garantir cerca de 97% de desconto nas taxas cartorárias para facilitar o acesso das famílias à escritura da residência. Aqueles que ainda possuem débito junto à Cohab também terão até o dia 30 de setembro para renegociarem seus débitos com até 70% de desconto. Mais de 24 mil famílias em todo o Estado serão beneficiadas com a escritura pública definitiva de sua residência com o programa A Casa É Sua.

A Secretaria da Habitação de Mafra informou que já elaborou lei complementar que prevê a redução da alíquota sobre o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) para 0,15% para os mutuários das Cohab/SC. Hoje, no município, o ITBI que incide sobre o valor de avaliação do imóvel pela Prefeitura é de 2%, e de 1% para quem financia imóvel pelo programa Minha Casa, Minha Vida.