Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada (AMO) comemora mais um ano de fundação

No dia 11 de setembro a Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada (AMO) completou 16 anos, mas o evento de celebração foi no dia seguinte, 12, em um sítio, onde membros da associação, familiares, cuidadores, em parceria com membros do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizados do SUS participaram de um dia inteiro de atenção e comemoração.

Integração

O Presidente da AMO, Marcial José Przybyela, comentou que o grupo junto com o programa, perceberam a necessidade de que ocorram mais vezes eventos de confraternização, onde possa haver a integração entre todos os envolvidos com os cuidados aos ostomizados. "Após o ato cirúrgico que passa uma pessoa a ter uma ostomia, pode parecer de início uma mutilação, que só com muito apoio de todas as partes envolvidas para melhorar a condição psicológica, para que ela passe da condição de aceitação para adaptação", explicou Marcial.

Ele acrescenta que o apoio e o cuidado de uma equipe multidisciplinar são fundamentais para melhorar a autoestima do ostomizado. "O paciente se sente pronto para lidar com seu corpo de formas positivas e criativas, saindo de um isolamento social e de uma possível depressão, não sentido mais medo ou vergonha de interação em todos os meios, sejam eles familiar, de trabalho ou de lazer", disse.

Bem estar

Marcial lembra ainda que o bem-estar da pessoa ostomizada depende também da qualidade dos equipamentos (bolsas intestinais e/ou urinárias, pasta, gel, pós, filtros, etc.) que, "se de excelente qualidade" proporcionam maior segurança. Além do equipamento, ele refere-se também à equipes do SUS – do programa de atenção à pessoa ostomizada – que acompanhou, orientou e prestou serviços de atendimento aos ostomizados no evento. "Quero agradecer a todos que de uma forma ou outra viabilizaram a realização do evento de aniversário da AMO. Também ressalto o apoio do Sr. Eraldo Krachinski que gentilmente cedeu mais uma vez o seu sitio para que promovêssemos este momento agradável e acolhedor aos participantes", finalizou.

AMO

A Associação Mafrense da Pessoa Ostomizada – AMO – atende pessoas que se submeteram a uma cirurgia abdominal pelas mais diversas causas, desde doenças inflamatórias intestinais ou urinárias, más formações, traumatismos, doenças hereditárias, entres outras. Tem por objetivo promover a integração da pessoa ostomizada, visando contemplar a maioria dos fatores que envolvam o seu cotidiano, ou seja, as suas relações familiares e sociais, além de viabilizar o acesso ao serviço de saúde e aos diretos dos ostomizados, uma vez que são consideradas pessoas portadoras de necessidades especiais.