Sábado foi dia do "sim" para 135 casais

• Pela quarta vez, Prefeitura de Mafra realiza casamento comunitário gratuito

Ao som da marcha nupcial, 135 casais oficializaram sua união na tarde do último sábado, 14 de setembro. Cada casal, acompanhado de testemunhas/padrinhos lotaram o Cine Teatro Emacite, especialmente decorado para a ocasião. Este ano a organização presenteou os noivos com foto e uma lembrança oferecida pelo Cartório. Em 2007, na primeira vez que o casamento coletivo foi realizado em Mafra, houve a oficialização de 121 casais. Em 2009, 65 casais realizaram a cerimônia civil e em 2011 foram 60. Esta quarta edição do casamento coletivo gratuito foi promovido pela Corregedoria Geral do Estado, através do Cartório Civil Títulos e Documentos Clarice Schtoltz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Mafra e organização da Secretaria da Criança e Ação Social.

União

Dentre os noivos, vários que já viviam juntos há anos, como o casal Emerson Luiz Skibinski, garçom, 42 anos e Fábia Ribeiro, 33, designer gráfico. Eles, que já são pais de dois filhos, resolveram oficializar a união no sábado. "Fui casado e faltava a averbação do meu divórcio. Depois que consegui, resolvi então, casar oficialmente com a Fábia", explicou Emerson, feliz com a decisão do casal.

Outro casal, formado por Adrieli Cristina Carvalho, 20, do lar, e Adenilson de Oliveira, 25, auxiliar de limpeza, decidiram aproveitar a oportunidade. "Este evento é lindo. Casamos aqui, mas pretendemos casar também na igreja", disseram.

O noivo Angelo Pereira, 34, pedreiro e sua noiva Solange Fernandes, 30, diarista, trouxeram a filha Hatlen de 8 anos para acompanhar a cerimônia. "Queríamos oficializar a união e apareceu esta oportunidade", contaram. Hatlen também estava feliz com o casamento dos pais. "Ela está mais contente que eu (mãe). Contou nos dedos a chegada deste dia", declarou Solange.

Cerimônia

Além de noivos e padrinhos, estiveram presentes também a Secretária da Criança e Ação Social, Cláudia Yshii, o Prefeito Roberto Scholze, acompanhado de sua mãe, Valnete dos Santos, o Juiz de Paz, Lourival Spautz, a Oficial designada do Cartório, Clarice Schtolz e demais convidados.

O Prefeito abriu oficialmente a cerimônia, destacando a intenção da Administração Municipal em voltar-se ao desenvolvimento de ações para promoção do bem-estar e qualidade de vida da população. "Apoio mais uma vez o casamento comunitário com a consolidação de mais 135 famílias. Hoje, gostaria de ser o padrinho de vocês e desejo a todos felicidades. Recordem o 14 de setembro como um dia de celebração", declarou Scholze.

Já a Secretária Cláudia falou sobre a importância da constituição de uma família. "Hoje é o dia de vocês dizerem sim. As famílias começam com casais que se amam e se respeitam. Vamos construir uma sociedade de paz e de bem", disse.

O juiz Lourival também proferiu palavras de incentivo aos noivos. "Transformem o lar de vocês em um porto seguro para os seus filhos. Procurem ser elegantes e companheiros, amigos e confidentes dos seus filhos". Ele completou, fazendo alusão ao futuro. "Passados muitos anos, no aconchego do seu lar, que vocês possam dizer, ‘como agradeço por ter te encontrado e partilhado a vida contigo'", concluiu o discurso, dando início a cerimônia de casamento.