Estratégia Saúde da Família (ESF) do Faxinal conta com novo espaço

Inauguração oficial aconteceu terça-feira, dia 17

A Estratégia Saúde da Família (ESF) "Guilherme Ganzert", do Faxinal foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira, 17, apesar se já estar atendendo à população há dois meses.  A solenidade contou com a presença do Prefeito Roberto Scholze, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Albino e dos demais membros do Executivo mafrense, além dos vereadores Hebert Werka e Abel Bicheski, e ainda pessoas da comunidade.

A nova unidade de saúde, construída ao lado da antiga, conta com área total de 247,47m², foi construída com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil e contrapartida do município de R$ 223 mil, totalizando R$ 423 mil.

Atenção à saúde

O Secretário da Saúde, Marcelo Albino, destacou que, assim como nos outros ESFs, vai desenvolver um trabalho de promoção à saúde da comunidade. "Entregamos mais uma unidade, ampla e confortável que vem comungar o que queremos para a saúde de Mafra", disse. Ele anunciou ainda os projetos para 2014. "Para o ano que vem teremos propostas semelhantes em Bela Vista do Sul e Restinga, utilizando recursos do Governo Federal (Ministério da Saúde), no valor de R$ 408 mil para cada unidade, sem necessitar de contrapartida da Prefeitura", explicou Marcelo. Além destas duas novas ESFs, falou da ampliação da unidade de saúde de São Lourenço e da construção de uma unidade básica de saúde no Bituvinha, e ainda da inauguração no primeiro semestre de 2014 da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim América.

Na solenidade de inauguração o Prefeito Roberto Scholze cumprimentou a todos e destacou o esforço da comunidade local em ter acesso a serviços, devido à localização geográfica – do outro lado da BR-116. "Com este ESF novo procuramos facilitar a vida da comunidade. Esta unidade serve para fazer o atendimento à família e levar à prevenção, como preconiza o SUS, pois trabalhamos cada vez para ter saúde preventiva", concluiu Scholze.

Em seguida, foi descerrada a placa de inauguração na presença da comunidade.

Estratégia Saúde da Família "Guilherme Ganzert" do Faxinal

– Construída com recursos de emenda parlamentar de R$ 200 mil e contrapartida do município de R$ 223 mil, totalizando R$ 423 mil;

– Área total de 247,47m²,

– Atenderá famílias do Faxinal e ainda as comunidades próximas;

– Compreende: hall de entrada, recepção, sanitários masculino e feminino adequados aos deficientes, consultório odontológico, consultório geral, consultório ginecológico, farmácia, sala de curativos, sala de vacinação e expurgo, sala de depósito de material de limpeza, copa, despensa e sala de esterilização.