História da Estação Ferroviária de Mafra é exposta em painel

Trabalho conjunto de historiadores e colaboradores contribuiu para confecção do painel que resgata história da ferrovia

1913, uma data importante para a história de Santa Catarina, agora está próxima dos mafrenses e turistas. O ano marca a criação da Estação Ferroviária de Mafra, que hoje já desativada, abriga a Secretaria Municipal da Criança e Ação Social. Porém, o dia 25 de setembro de 2013 também vai se tornar um marco, pois neste dia foi inaugurado o painel que resgata a história da antiga estação. Esta ação foi possível através da parceria entre o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Prefeitura de Mafra, o historiador e pesquisador Fábio Reimão de Mello e as colaboradoras, a jornalista Priscila Fernandes e a professora Divinamir de Oliveira Pinto, além do patrocínio da América Latina Logísitica (ALL).

No descerramento do painel, autoridades e convidados viram de perto em fotos e texto, um pouco da história do município. Os presentes também puderam assistir a um documentário produzido por Priscila e Divanir. Marcaram presença ainda no evento a vereadora Márcia Nassif, representando a Câmara Municipal e Clarice Gaudêncio, Coordenadora Acadêmica da UnC/Mafra.

Resgate histórico

A Estação Ferroviária de Mafra é um atrativo turístico que faz parte da Rota Turística – City Tour Mafra – e segundo a diretora de turismo da Prefeitura e presidente do Comtur, Eliane Villa Lobos Strapasson, a estação não era indicada como deveria. "Em reuniões do Conselho diagnosticou-se a necessidade de resgatar a história da Estação Ferroviária e deixá-la registrada. Esta ideia contou também com o apoio da Prefeitura, com o intuito de preservar a nossa memória", explicou.

Atrativo turístico

Ao painel também cabe a função de servir como fonte de informação ao turista, se tornando um atrativo a mais para quem visita o município. "Nos passeios do city tour paramos nos locais e com o painel, o visitante pode ver como era no passado a estação e sua importância histórica para região", disse Eliane.

O Prefeito Roberto Scholze parabenizou a todos os envolvidos no processo e destacou o valor histórico da estação no desenvolvimento de Mafra. Na ocasião, ele, além de Fábio Reimão de Mello, Priscila Fernandes, Divinamir de Oliveira Pinto e Geovana Rosa (representante da ALL) foram agraciados com o título "Amigos do Turismo", recebendo um botton com esta identificação.

Parabéns

Entre os muitos convidados, o técnico agrícola Edson Luís Dvojatzki, esteve presente e considerou o painel mais uma atração para o city tour. "Resgata esta fase da história da cidade, que estava abandonada. Agora, com o painel, o local ficou mais atraente para o visitante que vem a Mafra. Também destaco o trabalho do Fábio que fez uma pesquisa muito boa", concluiu.