Secretarias Municipais de Saúde de Mafra, Itaiópolis e Papanduva assinam convênio de cooperação científica e tecnológica com a FUnC

• Objetivo do convênio é o desenvolvimento do projeto Pró-Saúde

A tarde do dia 23 de setembro foi marcante para as Secretarias de Saúde de Mafra, Itaiópolis e Papanduva. Os três municípios assinaram convênio de cooperação científica e tecnológica com a Fundação Universidade do Contestado – FUnC para desenvolvimento do projeto Pró-Saúde, que objetiva o fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador. Os Secretários de Saúde municipais assinaram o convênio, sendo por Mafra, Marcelo Albino, Papanduva pela enfermeira, Geisa Carla Wendt, representante do Secretário da Saúde, Odair Dias, e por Itaiópolis, Jecemara Schmitz, A UnC foi representada pelo reitor José Alceu Valério.

Integração

O convênio visa promover a integração entre universidade, sistema de saúde e comunidade com foco na reorientação profissional e fortalecimento da rede de atenção à saúde do trabalhador, de modo a oferecer à sociedade, profissionais integrados ao sistema de saúde vigente.

Para Alceu Valério, este projeto tem como objetivo maior a formação dos profissionais e a inserção dos cursos da área da saúde nas redes e sistemas de saúde  dos municípios. "O projeto é muito importante para todos os envolvidos, como está sendo uma grande experiência em trabalhar de forma articular junto às secretarias municipais de saúde", disse. Ele destaca ainda o interesse dos três municípios em participar desta ação. "Destaco as Secretarias de Saúde de Mafra, Itaiópolis e Papanduva, que desde o lançamento da Chamada Pública para apresentação do Projeto PRO e PET Saúde, assumiram a parceria para que o projeto tivesse a aprovação", explicou.

Para Marcelo Albino, este convênio vem de encontro às políticas públicas de saúde para o município. "Esta iniciativa visa à aproximação entre a formação de graduação no país e as necessidades da atenção básica à saúde do trabalhador", destacou o Secretário.

Projeto

Dentre as ações estabelecidas no projeto, uma se refere à reestruturação dos cursos da área da saúde, fundamentada na atividade pedagógica focada no ensino, pesquisa e extensão, para associar a teoria à prática, no contexto das políticas públicas e sistemas únicos de saúde. O projeto que já está em andamento, tem duração de 20 (vinte) meses, encerrando-se em 30 de abril de 2015.

Valores

R$ 577.706,61 é o valor total destinado ao desenvolvimento do projeto estabelecido no convênio, repassado pelo Fundo Nacional da Saúde para os Fundos Municipais de Saúde de cada município. Estes se comprometem a acompanhar a aplicação dos recursos e encaminhar ao Fundo Nacional de Saúde informações, relatórios e outros documentos que sejam solicitados, nos prazos estabelecidos e nos termos daquele órgão.