Catadores recebem informações sobre associativismo

Na tarde de quinta-feira, 17,na sede da Associação Ecológica de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis (Recivida) ocorreu  uma reunião com os catadores de Mafra para convidá-los  a participar da associação, informá-los sobre as práticas associativistas; bem como orientá-los quanto as normas corretas para a prática da reciclagem.

O evento contou com a presença do Prefeito de Mafra, Roberto Scholze; da Secretária de Governo e Cidadania Angela Kvistschal; do Secretário de Obras Marquinho Colono, do Ouvidor Emerson Granemann; bem como de integrantes da associação e catadores convidados.

Recivida

O Prefeito Roberto destacou a importância de fortalecer a Recivida.  "É fundamental apoiar esse importante trabalho desenvolvido pelos catadores. Estamos plantando hoje e os resultados serão colhidos nos próximos anos".

Na ocasião foi realizada uma palestra com o Técnico da Unisol, Daniel Tomazoni, representante da região de Joinville.  Ele falou sobre associativismo, cooperativismo, reciclagem, benefícios do trabalho em conjunto, etc. Apresentou também um panorama geral do associativismo dos catadores no Brasil e depois focou na realidade local. A proposta foi dar subsídios para que os catadores unidos possam melhorar seus ganhos. "Para isso é fundamental que eles tenham conhecimento de todo o processo", finalizou.

Esteve presente no encontro, também, a Coordenadora de um grupo de catadores de Joinville, Joelma R. Costa, que contou a história da instituição que atua há 13 anos naquela cidade. Lembrou etapas importantes do trabalho e as conquistas feitas através do trabalho em conjunto. Em seguida ocorreu uma conversa em que os presentes foram convidados para participarem da Associação; bem como uma equipe da Prefeitura orientou quanto as prática corretas de reciclagem.

A presidente da Recivida, Licia Fernandes Correia se mostrou muito animada com a perspectiva da chegada de novos integrantes na associação. "Espero que as pessoas venham e participem, para que assim possamos crescer juntos", destacou.  Uma das catadoras convidadas para conhecer o trabalho da Recivida, Zulmira Elisa Albina contou que atua há 35 anos com reciclagem e criou seus filhos desenvolvendo este trabalho. "Só deixo o carrinho parado hoje para vir até aqui e aprender mais para poder continuar exercendo essa função; mas sonho em ver a reciclagem muito mais valorizada," ressaltou.

A Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas. Sabia mais pelo site: www.unisolbrasil.org.br