Em Brasilia, Executivo e Grupo em Prol de Mafra pleiteiam melhorias para o município

Na terça-feira, 15, o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, esteve em Brasília junto com os integrantes do Grupo em Prol de Mafra para pleitear melhorias para o município. Estiveram integrando a comitiva os empresários Antonio Nahum Zaine e Nereu Martins Carvalho; o advogado Marcio Magnabosco e o reitor da UnC Mafra, Alceu Valério.

Ferrovia

Na oportunidade, acompanhados do chefe do gabinete do Deputado Decio Lima, Alcides Volpato, estiveram no Ministério dos Transportes e se reuniram com o Secretário Executivo, Miguel Masella. Em pauta, principalmente, o traçado da ferrovia do FrangoIntegração. O grupo pleiteou a elaboração de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTE-A) passando pela região do Planalto Norte até o porto de São Francisco do Sul. Como justificativa ao pedido, foram apresentadas as condições favoráveis no âmbito ambiental e econômico. Perante os fatos, o grupo conseguiu uma garantia verbal do Secretário Executivo de que será feito um estudo pela região.  Segundo informações do presidente do Grupo em Prol de Mafra, Nereu Carvalho, em breve será feito também um documento mencionando os valores de cargas do Porto de São Francisco entre outros dados.  Scholze destacou a importância da ferrovia para o desenvolvimento regional e avaliou como positiva a reunião.

A Ferrovia da integração, conhecida como Ferrovia do Frango, será uma ligação direta entre os extremos Leste e Oeste. A extensão deve ser de aproximadamente  862km. O primeiro traçado previsto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) tem como referência as cidades de Blumenau, Ponte Alta, Santa Cecília, Herval D'Oeste, Chapecó e São Miguel do Oeste, entretanto, o referido traçado somente poderá ser definido após realização do EVTE-A e do Projeto Básico.

Visitas

No mesmo dia, o grupo visitou o Deputado Federal, Mauro Mariani, quando se conversou sobre a importância de desenvolver o Planalto Norte. O Deputado comentou sobre a necessidade investir na bacia leiteira e que as entidades de classe atuem fortemente nesse sentido.  Para finalizar o Prefeito de Mafra, assinou o termo de pactuação com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos para que o município receba o Kit Conselho Tutelar o qual é composto por carro, computador entre outros equipamentos.