Saúde de Mafra apresenta os quatro profissionais do programa Mais Médicos
A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de sexta-feira, 01 de novembro, na sede da Associação de Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte) a cerimônia de apresentação dos profissionais integrantes do programa Mais Médicos.
Estiveram prestigiando a solenidade o Prefeito Licenciado, Roberto Scholze; o Secretário de Saúde, Marcelo Albino; da Presidente do Legislativo em Exercício, Marise Valério, dos vereadores e demais secretários da Administração Municipal. Cadastrada no programa do Governo Federal, Mafra foi agraciada com a vinda de cinco médicos até o momento, sendo que um profissional brasileiro desistiu. Um destes profissionais um já havia chegado na primeira etapa do projeto e mais três chegaram na segunda etapa. No encontro foram apresentados para a comunidade mafrense os médicos intercambistas: Julio Sergio de Lima; José Luiz Garcia Dieges; Juan Carlos Gonzales e Yonier Arturo Perodin Ieyva.
Histórico dos profissionais
Julio, mafrense, formou-se na Espanha e voltou depois de 18 anos para Mafra. José Luiz, cubano da cidade de Las Tunas, atua há 16 anos na área. O profissional que esteve 7 anos na Venezuela contou que todos os médicos cubanos que chegaram em Mafra eram professores nas universidades das localidade em que residiam. Já Juan, da província de Pinar Del Rio, atua há 20 anos na área e esteve na Venezuela por 6 anos. O último a se apresentar foi Yonier Arturo, de Holgin, o qual disse que atua há 15 anos na área e também já esteve atuando na Venezuela pelo período de 5 anos. Todos destacaram que têm grandes expectativas referentes a atuação em Mafra.
Os profissionais intercambistas agradeceram ao município por acreditar no programa Mais Médicos e ressaltaram a importância de ações na área de promoção e prevenção da saúde. Julio, que está atuando na E.S.F do Espigão do Bugre, contou que nesse um mês que está em Mafra já realizou algumas palestras de prevenção e saúde do homem.
Discursos
O Secretário de Saúde ressaltou a coragem dos homens que deixaram suas cidades para trabalharam no Brasil. Albino lembrou que serão três anos dedicados a Saúde mafrense e que saúde não se faz com discurso mais com ações. "Os doutores atenderão cerca de 20 mil mafrenses o que corresponde a população dos E.S.Fs aos quais estarão vinculas. . A vinda destes quatro profissionais mostram que saúde não tem fronteiras, até porque a doença também não as têm", ressaltou. Para finalizar, convidou os médicos a fazerem parte da família mafrense. Ele ressaltou ainda que os profissionais intercambistas vêm para somar junto aos médicos locais. "Quando se soma em saúde a comunidade é beneficiada".
O Prefeito Licenciado contou que se trata de um momento histórico para o município. "No primeiro momento tivemos a vinda do Dr. Julio que fez carreira na Europa e retornou recentemente para a sua cidade natal. Agora temos a vinda de mais três médicos cubanos os quais têm, inclusive, reconhecimento internacional," comentou. Para finalizar, reiterou o desejo de que eles sintam-se a vontade em Mafra e ainda lembrou o ditado de que quem bebe a água do rio Negro sempre volta.
A Presidente do Legislativo em Exercício, Marise Valério, parabenizou o Executivo por ter aceitado a vinda dos médicos do programa do Governo Federal. "Mafra tem uma equipe médica fantástica e tenho certeza que os profissionais só virão a somar nesse processo," finalizou dando as boas-vindas aos quatro médicos.
Mais Médicos
O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Mafra se cadastrou para a vinda de 21 médicos. Mais informações: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarArea&codArea=417