Alunos da APAE concluem curso de auxiliar de costura
- Essa foi a primeira turma exclusiva de inclusão
Na manhã de quinta-feira, 31, no Senai Mafra, ocorreu a reunião de encerramento do curso de auxiliar de costura destinado para os alunos da APAE. Este, que objetiva a qualificação profissional, integra o Programa de Formação Inicial e Continuada do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A realização é uma parceria do Governo Federal, através do PRONATEC, com o SENAI e a Secretaria da Criança e Ação Social.
Estiveram prestigiando a secretária da Criança e Ação Social, Cláudia Yshii, que na ocasião representou o Prefeito de Mafra Roberto Scholze; a coordenadora do Pronatec, Araci Makoin; o coordenador de qualificação, Clecio R. Paloma Junior; a interlocutora do PSAI na Direção Regional em Florianópolis, Rosana B. Mendes e a diretora da Apae, Eliane de Fátima Scheuer. Entre outras pessoas relacionadas a área de educação.
A secretária da Criança e Ação Social destacou que muito mais do que um trabalho de inclusão no mercado de trabalho trata-se de uma ação dentro do conceito Viver Sem Limites que objetiva uma mudança cultural. "O ponto crucial é a quebra de estigmas, da ideia de que os deficientes não poderiam estar aptos para ter uma vida normal", destacou. A professoras que ministraram o curso Simone D. Hoepers e Janaiana Aparecida Pinto agradeceram pela oportunidade e ressaltaram o empenho e força de vontade dos alunos. "Vocês aprenderam conosco; mas nós também aprendemos com vocês", disse Janaiana.
Formação
O curso teve a duração de três meses e foi direcionado a inclusão no mercado de trabalho, para tanto, teve como público-alvo 15 alunos da APAE de Mafra. Entre os objetivos o aprimoramento das habilidades neste caso voltado para a área de confecção para que possam ser inseridos no mercado de trabalho. Essa foi a primeira turma exclusiva de inclusão e a formatura será realizada na próxima semana no dia 6 de novembro.
Profissionalização
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. É uma oportunidade de avanço na qualidade de ensino de formação técnica e profissional, que visa preparar o aluno para o mercado de trabalho.