1º Seminário do Curso de Formação Continuada PNAIC reúne professores da rede municipal
Com o lema "Toda criança alfabetizada até os 8 anos" o evento foi marcado por apresentações e trocas de experiências
Na noite segunda-feira e terça-feira , 04 e 05, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Mafra, ocorreu 1º Seminário do Curso de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC. A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação Solange Takayama representando o Prefeito Licenciado Roberto Scholze e o em Exercício, Vicente Saliba e do Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlatsch. Além da coordenadora local do PNAIC, Joseli Grein Miretzki, das orientadoras de estudo Carla Cristina Pinto Wojciechowki; Marines Schafascheck Ribeiro e Tania Liebel Grein, bem como dos professores da rede municipal.
A solenidade começou com a apresentação do professor Wilson Roberto Pereira, professor da Escola Municipal de Educação Básica Butiazinho de Cima que tocou Hino Nacional. A coordenadora Joseli contou que o PNAIC chegou aos educadores como um grande desafio que está se concretizando como um ótimo trabalho. Diante disso, agradeceu aos professores, cursistas por acreditarem no trabalho. A Secretária de Educação disse ter muito orgulho de ter sido professora alfabetizadora e lembrou sua trajetória. Para finalizar agradeceu aos educadores que abraçaram a alfabetização.
O objetivo do encontro foi refletir sobre as questões que envolvem o processo de alfabetização na perspectiva do letramento; oportunizar a socialização de pesquisas e práticas pedagógicas capazes de contribuir no debate sobre a qualidade da alfabetização na perspectiva do letramento diante dos desafios contemporâneos.
Além de sistematizar a produção teórica e prática docente sobre os temas abordados
durante a realização do curso. Na ocasião havia, ainda, exposição de trabalhos realizados em sala de aula.
Apresentações
O encontro contou com as apresentações das escolas municipais de Avencal de São Sebastião, da Amola Flecha e do Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA) e Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda. A estudante do 1º ano do CEMMA, Letícia Suelen Grein, aluna da professora Luisa de Oliveira, fez a leitura de O Tempo, literatura esta pertencente ao acervo bibliográfico do PNAIC. Em seguida os alunos da escola Municipal de Ensino Fundamental Amola Flecha apresentaram a peça "Descobrindo o PNAIC" e a música "Vagalume". A parte artística continuou com a apresentação das professoras da Escola Municipal de Educação Básica Avencal São Sebastião que utilizaram da ludicidade proposta pelo PNAIC para apresentar aos seus alunos a dramatização da história do João Jiló. Essa parte encerrou com as turmas das professoras Patrícia Martins e Elaine Michele Frank do Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda que entoaram o Hino de Mafra.
Um dos momentos esperados da noite foi a palestra "Alfabetizar letrando: um desafio para além da sala de aula", ministrado pela professora formadora do PNAIC- UFSC, Caren Cristina Brichi. Ela se disse muito feliz de ver o comprometimento das professoras municipais e destacou que o encontro era o momento para avaliar o que foi feito e refletir sobre as práticas de ensino. Destacou a função social da escola, apresentou dados referentes aos números de educandos alfabetizados até os 8 anos e aspectos gerais do PNAIC; bem como práticas importantes para o processo da alfabetização.
Ressaltou ainda que as ações se apoiam em 4 eixos: Formação Continuada; metodologia didática e pedagógica; Avaliação e gestão, controle social e mobilização ,
Para finalizar ressaltou a importância da troca de informações com outros educadores.
Já na terça-feira, 05, houve a apresentação dos teatros "Era uma vez nos contos de fada" e "Exemplo de superação", além da exposição dos trabalhos realizados pelos professores cursistas por escola.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo município de Mafra em parceria com o Governo Federal para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º do Ensino Fundamental.
Este caracteriza-se, pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização e pela orientação para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.