Mafra é um dos municípios fundadores da AMPROTABACO
No último dia 8 de novembro, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Mafra, Ernani Antonio Kvitschal Junior, na ocasião representando o Prefeito em exercício Vicente de Paulo Bezerra Saliba, assinou, junto a outros municípios produtores de tabaco do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a ata de fundação da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco – AMPROTABACO, em Santa Cruz do Sul.
Economia forte
Para o Secretário Ernani, Mafra produz uma quantidade considerável de tabaco que reflete diretamente na economia do município. "Mafra possui mais de 1350 famílias produtoras de fumo, responsáveis pela produção de cerca de 6.350 toneladas de tabaco, que contribuem para o incremento de quase R$ 50 milhões na economia mafrense, gerando emprego, renda e fomento do comércio regional", explicou. Ele destacou ainda que "os municípios produtores não são defensores do tabagismo, mas da cadeia produtiva do tabaco que gera emprego e renda, principalmente para as pequenas propriedades rurais de base familiar".
O Secretário lembrou ainda da importância da união entre os municípios. "A criação da AMPROTABACO é um passo muito importante para demonstrarmos a força e a importância desta cadeia produtiva no território nacional", finalizou.
AMPROTABACO
O planalto norte catarinense ficou bem representado na Associação, o Prefeito de Canoinhas, por ser o maior produtor do Estado, ficou com a vice-presidência, o prefeito de Papanduva é o segundo tesoureiro e o prefeito de Mafra compõe o conselho fiscal. A posse da diretoria está marcada para Canoinhas no dia 29 de novembro.