Mafra receberá mais médicos intercambistas

 

A Prefeitura de Mafra, através da Secretária de Saúde, receberá mais quatro médicos cubanos dentro do programa Mais Médicos.  A previsão de chegada dos profissionais é para essa semana sendo que em um prazo de sete dias estes começam a fazer um estágio introdutório para ter conhecimento da situação da saúde no município. Eles irão trabalhar no atendimento básico.

O município foi agraciado com nove médicos pelo programa do Governo Federal dos quais quatro já em atividade e os outros quatro estão para chegar nessa semana e um profissional brasileiro desistiu. "Mafra está na vanguarda no que se refere a vindo de profissionais para o município" ressalta o Prefeito Roberto Agenor Scholze.

Segundo o Secretário de Saúde, Marcelo Albino, trata-se de uma conquista para a área da saúde. "Estamos atuando fortemente para oferecer à população um atendimento de qualidade em todas as unidades básicas de saúde e assim ampliar de forma considerável e acesso da população aos serviços básicos", destacou.

Outros profissionais

Os outros quatro médicos intercambistas que chegaram neste mês e no anterior já estão atuando nas unidades Estratégia Saúde da Família. São eles Julio Sergio  de Lima (E.S.F do Espigão do Bugre) ; José Luiz Garcia Dieges (E.S.F Jardim América );  Juan Carlos Gonzales (E.S.F Faxinal ) e Yonier Arturo Perodin Ieyva (E.S.F Caic ).

"As unidades para as quais os médicos intercambistas estão sendo instalados são escolhidas de acordo com as necessidades de cada uma, levando em conta critérios como número de atendimentos, etc".  Segundo o Secretário os profissionais têm sido bem acolhidos pelas respectivas comunidades e a pasta já vem recebendo amplos elogios ao atendimento destes médicos, os quais passarão três anos atuando em prol da saúde de Mafra.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Mafra se cadastrou para a vinda de 21 médicos.  Mais informações: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.cfm?portal=pagina.visualizarArea&codArea=417