Campanha por um trânsito mais humano

"Dê preferência a Vida" e "Seja paciente no trânsito". Essas são algumas das frases que começarão a ser divulgadas pelos veículos de comunicação local e pela internet, e que fazem parte da campanha "Paz no trânsito", que a Prefeitura de Mafra está realizando através do Departamento de Trânsito Municipal, com apoio da imprensa riomafrense.

A campanha visa sensibilizar o motorista e o pedestre quanto ao fato de que ele também é responsável na transformação e manutenção de um trânsito mais humano na cidade. "Hoje vivemos uma situação delicada em relação à questão do trânsito com congestionamentos constantes em nossas vias", explicou a diretora de trânsito da Prefeitura de Mafra, Luzia Maria Seidel. Segundo ela, várias medidas vêm sendo tomadas para desafogar e agilizar o  trânsito,  face ao crescente número de veículos que as cidades de Mafra e Rio Negro recebem anualmente e que trafegam pelas mesmas vias existentes há anos.

Continua em 2014

A Campanha "Paz no Trânsito" inicia neste final de ano, com  veiculação de mensagens nas rádios  e jornais locais, além do site da Prefeitura. Seguirá no próximo ano, com outdoors e outras ferramentas de comunicação visual.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Gutemberg Pereira dos Santos as medidas adotadas pelo Executivo municipal, devem contar, com paralelo, com a colaboração dos motoristas adotando atitudes mais pacientes, respeitando as faixas de pedestres e procurando rotas alternativas.  "Estamos promovendo melhorias, mas as medidas precisam contar com o apoio e a compreensão dos motoristas. Os problemas de trânsito têm afetado a grande maioria das cidades e  as soluções passam necessariamente pelos motoristas e pedestres", declarou.

Respeito e prevenção

O Prefeito Roberto Scholze, defensor da humanização no trânsito destacou que uma de suas metas é dotar a cidade de ciclovias, incentivando a utilização de bicicletas como meio de transporte, cujos efeitos repercutirão também na saúde da população. "Essa campanha é muito importante para resgataremos o respeito às normas de trânsito, a cordialidade entre as pessoas e, por fim, prevenirmos e evitarmos acidentes", concluiu.