Papai Noel chega em Mafra

 
  • Com o Bom Velhinho chegaram as luzes de Natal e a ativação do coreto

Mafra foi invadida pelo clima de Natal na noite de segunda-feira, 09, quando ocorreu a chegada do Papai Noel acompanhado de carreata pelas principais ruas da cidade, da qual participaram entidades de áreas cultural e social do município. Uma promoção da Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e Associação Amigos da Cultura Mafrense com a finalidade de preservar o espírito natalino e manter nas crianças a crença no bom velhinho.

Neste ano a festa natalina contou com presença de centenas de pessoas que prestigiaram a chegada do Papai Noel conduzido pelos Antigos Mobilistas (carros antigos), pelo Jeep Club Iatolá e Grupo de Opaleiros de Riomafra. Um dos momentos importantes do evento foi a  inauguração da iluminação natalina de Mafra.

 

Tradição retomada

O Prefeito Roberto Scholze deu as boas-vindas aos presentes e falou da satisfação de trazer o Papai Noel para o Centro. Nós quisemos fazer um Natal para a família mafrense. Por meio da ACIM e de empresários foi reativada a parceria com o Schadeck, trazendo a tradicional banda que encantou as crianças e levou o espírito natalino por gerações. Ela foi um marco das festividades natalinas durante anos e optamos por reavivar essa tradição".

Para finalizar Eto contou que "É um privilégio reviver a magia do Natal podendo levar alegria para os presentes" e convidou para prestigiarem as ações da Secretaria de Cultura pedindo ainda para que todos lembrem-se, especialmente, do principal significado do Natal: a união das famílias.  

 

A palavra do Bom Velhinho

O Papai Noel deixou uma mensagem para as crianças e falou da satisfação de estar dando início as festas natalinas. "Precisamos lembrar que o Natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus. Devemos pensar no Papai Noel mas sem esquecer o aniversariante", lembrou pedindo para que todas as crianças rezassem o Santo Anjo .

A comerciante Carla Carneiro foi em família ver a chegada do Papai Noel e elogiou a volta do trator do Schadeck,  já tradicional. "Estava faltando isso, a festa do Natal com a Praça iluminada e as apresentações natalinas".

Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rafael Kondlatsch , a abertura do Natal foi um momento importante para a festa mafrense. "Dividimos as festividades nesse ano pelas praças da cidade. Fizemos as comemorações do aniversário na Lauro Muller, no Alto de Mafra, e agora as de Natal na Hercílio Luz. Com isso conseguimos reativar o coreto, que há muito tempo não recebia eventos, além de contemplar diferentes espaços da cidade que estão aí para serem usados". 

O instrutor de Auto-escola, Marcos Daniel  Brey, que  levou o filho para ver a chegada o Papai Noel, elogiou a abertura do Natal em Mafra e a ativação do coreto. "A decoração da Praça ficou muito bonita, iluminada. O melhor para nós, pais, é ver a alegria de nossos filhos no contato com o Papai Noel", ressaltou.

Apresentações

Na ocasião ocorreu a apresentação do Coral e Banda da Escola de Música Donaldo Ritzmann que deram um espetáculo a parte com um repertório diversificado.  O coral é composto por pré-adolescentes de 08 até 15 anos. Segundo  a maestrina Marilia Scheffer a música leva alegria ao Natal. "As comemorações do Natal, para mim, são repletas de muita luz e de esperança. Trata-se de um momento em que conseguimos pensar na vida e agradecer pelas realizações do ano que passou" destaca. Para a maestrina a música tem um papel de destaque nesse processo pois permite pensar sobre o Natal, a renovação da vida e sonhar com um mundo melhor.

Distribuição de livros

Como aconteceu em algumas edições do Natal foi realizada a distribuição dos livros infantis "O anjinho que caiu do céu" e "O cachorro quente de Jucatigre" de autoria da escritora Marina Medeiros. Segundo a autora a intenção é incentivar nas crianças o gosto pela leitura, além de preservar o espírito natalino.