Mais de 150 alunos se formam no PRONATEC

• Durante o ano de 2013 formaram-se 440 alunos

A Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social realizou na noite da última segunda-feira, 16, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida a solenidade de formatura dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). A realização foi em parceria com o SENAC e SENAI.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Roberto Agenor Scholze; da Secretária da Criança e Ação Social, Cláudia Yshii; da Secretária de Governo e Cidadania, Angela Kvitschal. Além da Diretora do SENAI, Maria Rosane Palhano Tormena e de Grasieli Cavalheiro Gaisler Coordenadora responsável pelo PRONATEC no SENAC, representando o Diretor Alex L. Mariano. Bem como familiares, demais autoridades e a comunidade em geral.

Formandos

Na ocasião formaram-se nove turmas totalizando 156 alunos. Pelo SENAC foram realizados os cursos de Auxiliar Administrativo de Secretaria Escolar, Cuidador Infantil e Vendedor – e do SENAI haviam seis turmas sendo: Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Eletricista Industrial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Mecânico de Motores a Diesel, Modelista, Montador e Reparador de Computadores.

Reconhecimento

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, lembrou que aquela era a quarta formatura do ano sendo totalizando o número de 440 formandos que irão ingressar no mercado de trabalho. "Temos o orgulho de estar participando de processo de qualificação. A vida é um grande aprendizado e estes alunos sabem disso e deram um passo importante começando, hoje, uma nova jornada".

A Secretária da Criança e Ação Social, Cláudia Yshii, destacou a importância da formação na vida das pessoas e lembrou que no ano de 2013 foi dobrado o número de alunos nos cursos de profissionalização.  "O maior legado que o município pode deixar para os munícipes é a educação e estamos atuando para que haja uma grande profissionalização da mão de obra em Mafra", finalizou.

Jaqueline Malu Liebel, formanda do curso de Modelista, lembrou as dificuldades e sacrifícios que todos enfrentaram para chegar até aquele momento. Jaqueline aproveitou para agradecer a Prefeitura de Mafra, ao PRONATEC e as entidades parceiras. A formanda Rubiane Aparecida Moreira, do curso de Cuidador Infantil, disse que tem grandes expectativas para o futuro com a conclusão do curso. "Decidi voltar aos bancos escolares porque tenho consciência da importância da profissionalização e como sempre gostei de criança me encontrei nas aulas".

Profissionalização

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. É uma oportunidade de avanço na qualidade de ensino de formação técnica e profissional, que visa preparar o aluno para o mercado de trabalho.