Realizações Secretaria de Obras e Serviços Públicos

O ano de 2013 foi marcado por realizações na Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Mafra foram construções e reformas de pontes, empedramentos, abertura de acesso, etc.

Para destacar alguns números salienta-se que ocorreu empedramento em diversas localidades do interior do município, houve ainda a realização de serviços de retroescavadeira e escavadeira hidráulica com aproximadamente  1.500  horas. Além de que foi realizado patrolamento de mais de 800km nas diversas estradas do interior,  limpeza na pedreira localizada no Saltinho do Canivete (da Rigesa) e ainda reconstrução e limpeza de bueiros e  desaguadouros.

Acessos

No que se refere as ações que irão auxiliar no desenvolvimento do município ocorreu a abertura do acesso ao parque industrial, proporcionando àquela via melhorias significativas no trânsito de veículos pesados das empresas do entorno. "Para o complemento destas melhoras foi realizada a canalização das águas fluviais, com sistema de manilhamento deste acesso" conta  Secretário de Obras, Marquinho Colono.

Pontes

O ano foi marcado ainda pela construção e manutenção de pontes do interior, como a reforma geral da ponte do Camelotti (divisa entre Mafra e Rio Negrinho, sendo que Mafra através da Secretaria de Obras participou com a mão de obra e Rio Negrinho com  o material);  construção de nova ponte sobre o rio  São Lourenço, conhecida como ponte do Taboão ligando a comunidade de São Lourenço ao Ribeirãozinho, Butiá  dos Tabordas, Campo Novo e outros. O Secretário de Obras salienta que a mesma teve toda estrutura de madeira e ferragens refeita.

Segundo Colono foi realizada ainda a construção total da ponte na localidade de Rio Branco, para acesso Pedra Fina, Butiá dos Carvalho e Butiá do Lageado, construção total da ponte do Lageadinho que faz ligação com as comunidades, Guarupu, Av. Saltinho, Vila Schafascheck, Rio do Cedro e outras. Bem como, a manutenção da ponte Rio Preto com divisa entre o Mafra e Rio Negro, com extensão aproximadamente 50 metros cujas obras foram realizadas através de parceria entre os dois municípios.

Ações para esse ano

O Secretário destacou a preocupação do Prefeito Roberto Scholze em manter sempre as estradas do município com condições ideais de tráfego, tendo em vista o papel fundamental que essa tem para o agricultor que necessita escoar sua produção.

Vale destacar que as ações visando melhorar o acesso e tráfego nas localidades terão continuidade nesse ano de 2014. Para isso já ocorreu o processo licitatório de perfuração e detonação da pedreira na localidade do Saltinho do Canivete e já estão em andamento os processos licitatórios para recuperação do maquinário da Secretaria Obras para o ano de 2014.