Agentes Comunitárias de Saúde da Restinga recebem capacitação

 

Diante da dúvida da população quanto ao procedimento seguro a tomar ao se deparar com escorpiões no bairro da Restinga, a Secretaria da Saúde de Mafra, por meio da Vigilância em Saúde (Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica) capacitou na manhã desta última quinta-feira, 23, as Agentes Comunitárias de Saúde da Restinga.

 

Ao todo, oito agentes participaram, recebendo informações sobre este tipo de animal peçonhento como: estrutura física, biologia, habitat, modo reprodutivo, formas de prevenção e ainda de como orientar o munícipe ao se deparar com um escorpião. As agentes receberam material de apoio para auxiliá-las nas visitas às residências. "Começamos pela Restinga por ser uma situação emergencial, mas pretendemos capacitar todas as agentes do município até o final de fevereiro", explica a diretora da VISA, Ana Maria T. Portes. A diretora lembra ainda que este ano não houve registros de picadas de escorpião. "Temos registrado picadas de aranha marrom e este animal merece tanto cuidado quanto os escorpiões", disse.

 

Palavra de agente

Veridiana Padilha, agente comunitária de saúde há quatro anos, considera importante participar da capacitação. "Com este treinamento podemos orientar as pessoas, pois este assunto está tomando grandes proporções. Vou procurar tirar mitos, esclarecer dúvidas e acalmar as pessoas", finalizou.