Saúde da mulher em Mafra é uma das prioridades em 2014
Exames preventivos, pré-natais, planejamento familiar, vacinação. Estas são algumas das ações que a Secretaria de Saúde de Mafra trabalha visando a prevenção e manutenção da saúde da mulher. Uma das primeiras providências da Secretaria foi a aquisição de 10 mil kits para realização de exames preventivos.
Segundo a Secretária da pasta, Jaqueline Previatti, em 2013 foram realizados 3714 exames preventivos. "Em outubro, por meio da campanha nacional Outubro Rosa, há maior procura pelo exame. Mas a mulher não precisa esperar por este mês. Realizamos exames durante o ano todo", explica. Vale lembrar que as marcações de exames devem ser feitas nas unidades ESF (Estratégia Saúde da Família) e pelo PACS (Programa de Agentes Comunitárias de Saúde). "As Agentes Comunitárias da Saúde são os olhos e ouvidos da população para a Secretaria da Saúde", disse.
Mamografia
Em média, segundo dados da Secretaria, são realizadas cerca de 27 mamografias semanais. "As pacientes são levadas aos sábados a Canoinhas no CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) onde fazem o exame. De 51 a 69 anos é por livre demanda e para pacientes abaixo de 51 ou acima de 69 anos, podemos realizar até 80 exames. Somente os casos diagnosticados emergenciais são realizados em clínicas locais, via encaminhamento do médico", esclarece Jaqueline.
Pré-natal
A assistência na área da enfermagem e da medicina prestada à gestante durante os nove meses de gravidez é oferecida no Núcleo Materno Infantil e nos ESFs. Esse cuidado com a mulher é chamado de pré-natal e visa evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto. De acordo com os números da Secretaria, 560 mulheres estão recebendo atendimento pré-natal em Mafra.
Vacinação
Na área da vacinação, a Saúde de Mafra está capacitando enfermeiros e técnicos do ESF para campanha de vacinação nacional contra o HPV (papilomavírus humano) para meninas entre 11 e 13 anos, em março. Outra ação é a aplicação da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin) ou vacina contra a tuberculose que é feita ao nascer, que a partir deste mês o bebê mafrense passa a receber já na maternidade, não precisando ser levado ao Núcleo Materno Infantil ou Unidade de Saúde para tomar esta vacina.
Vale lembrar que os pais devem procurar uma unidade de saúde, em até quatro dias após o nascimento, para realização do teste do pezinho.
Planejamento Familiar
Os ESFs trabalham com grupos de Planejamento Familiar onde são repassadas aos munícipes informações sobre concepção e anticoncepção, além de prevenção a DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e entrega de método contraceptivo escolhido (pílula ou preservativo). "Fomos visitar o Hospital Nossa Senhora da Penha essa semana, em Penha, para a possibilidade de firmamos um convênio futuro com essa instituição para realização de laqueaduras em nossas pacientes, a fim de suprir a demanda local", destaca a Secretária.
Projeto "Nascer Mafrense"
Em recente visita à Jaraguá do Sul, equipe da Secretaria conheceu o programa municipal integrado à Rede Cegonha – estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
A exemplo daquele município, Mafra está elaborando o projeto "Nascer Mafrense" que visa, além da manutenção da saúde da gestante, veicular a parturiente à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. "Com esse projeto propõe-se que a mãe, ao deixar a maternidade, já tenha visita domiciliar agendada ou consulta marcada na unidade. Queremos atender à mãe e a criança de maneira integral, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê", finalizou a Secretária.