Comissão das Defesas Civis do Planalto Norte se reúne para organizar conferência

Na tarde de quarta-feira, 05, na sede da Amplanorte, ocorreu a reunião da comissão preparatória para organização 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil e 2ª Conferência Municipal – a qual será realizada no dia 18 de fevereiro. A comissão é composta pelos integrantes das Defesas Civis do Planalto Norte. O encontro contou com a presença das Coordenadorias Municipais do Planalto Norte (Mafra, Canoinhas, Porto União, Papanduva, Monte Castelo, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Major Vieira) e da Coordenadoria Regional de Defesa Civil.

Segundo a Secretária de Governo e Cidadania de Mafra e presidente da comissão preparatória, Angela Kvitschal, é fundamental que a comunidade participe das discussões sobre os temas relacionados a proteção e Defesa Civil.  "Toda a comunidade, agentes de Defesa Civil, comunidade científica, conselhos profissionais estão convidados para participar conosco deste importante debate. A proposta é possibilitar a construção de uma cultura e política pública de proteção e Defesa Civil".

Organização e eixos

A 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil será realizada durante todo o dia 18 de fevereiro na sede da Amplanorte. O objetivo desta segunda edição regional é promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil.

A programação do encontro é composta por palestras dos quatro eixos sendo: 1º Gestão integrada de riscos e resposta a desastres com a coordenação de Paula Sarina (Defesa Civil de Major Vieira); 2º Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil Jackson Dirceu Laurindo (Coordenador Regional de Brusque);  3º Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil com orientação de Eliezer Cardoso (Coordenação Regional de Itajaí) e 4º Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes com orientação de Aluisio Moreira (Ceped UFSC).

Para a orientação dos debates, a equipe contará com o Texto de Referência com orientações e explicações sobre os quatro eixos temáticos.  A partir das apresentações  e discussão com os  conferencistas será elaborado um documento composto pelos princípios e diretrizes definidos da conferência municipal para ser debatido na etapa estadual. Na ocasião, serão eleitos os delegados para a Conferência Estadual  composta por  oito representantes da  sociedade civil e seis do poder publico – ao final serão eleitos os delegados do estado para participarem da etapa nacional que será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília.