Iniciada a coleta de dados do Programa Prefeito Amigo da Criança

• Trata-se de um sistema de monitoramento e avaliação que possibilitará o diagnóstico da realidade de crianças e adolescentes em Mafra

A Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) já iniciou o levantamento de dados do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq.  A coleta está sendo realizada através do Mapa do PPAC que é um sistema de monitoramento e avaliação que possibilitará o diagnóstico da realidade de crianças e adolescentes.  O mapa foi entregue as secretarias municipais de Saúde, Educação, Ação Social e ao setor de contabilidade as quais devem repassar as ações que são realizadas nas pastas voltadas especificamente para o público do projeto.

O mapa foi entregue as secretarias municipais as quais devem repassar as ações que são realizadas nas pastas voltadas especificamente para o público do projeto.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, destaca que se trata de um dever do município zelar pelo bem-estar das crianças e adolescentes. "Estamos atuando para cumprir as 21 metas e objetivos específicos do programa. Assim sendo, esta primeira etapa de levantamento de dados está recebendo uma atenção especial das secretarias", conta. Ele lembra ainda que a ação tem como objetivo melhoria na qualidade de vida através das ações realizada pela Prefeitura de Mafra e setores da sociedade.

Reunião de trabalho

Nesse sentido, dando continuidade aos trabalhos na sexta-feira, 21, na Secretaria Municipal da Educação ocorreu a primeira reunião do ano do grupo de trabalho da Comissão Municipal. O encontro contou com a presença do Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze; do Secretário de Educação, Juliano Munhoz; do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iuri Bellandrino e da articuladora do PPAC e psicóloga da Secretaria da Educação, Talita Pacheco Valério. Além de integrantes das Secretarias de Ação Social, Educação e da equipe de Contabilidade da Prefeitura de Mafra.

Na oportunidade foram divididos os trabalhos para a realização do workshop o qual deverá contar com representantes da sociedade civil organizada, como associação de moradores para o levantamento de dados de cada bairro ou localidade. Segundo a articuladora do PPAC Talita Pacheco Valério o acompanhamento das ações municipais é fundamental para que se possa avaliar a efetividade da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, sendo este, portanto o seu principal objetivo.

Histórico

A Prefeitura da Mafra, por meio do Prefeito Roberto Scholze, assinou o Termo de Compromisso do PPAC Gestão 2013-2016, no final de 2013, tornando-se membro da Rede Prefeito Amigo da Criança. Com isso, se comprometeu a cumprir todos os requisitos exigidos pelo Programa necessários para a aquisição do Selo Prefeito Amigo da Criança.

De acordo com o programa os municípios participantes serão avaliados durante toda a atual gestão (2013-2016) e serão reconhecidos como Prefeito Amigo da Criança os gestores que, cumpridos os critérios estabelecidos pelo Programa dentro do cronograma, efetivarem políticas públicas que resultem, ao final da gestão, nos avanços das metas estabelecidas e desafios propostos.