Mafra participa de audiências em Brasília

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze esteve em Brasília onde participou de audiências nos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Trabalho e Emprego.

O Prefeito, junto com o Vereador Edenilson Scheubauer, acompanhou uma comitiva da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) formada por prefeitos associados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O encontro objetivou sensibilizar o governo brasileiro diante das restrições impostas à cadeia produtiva tendo em vista que a maior parte da produção de fumo ocorre nos três estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – mais de 96%.

Preocupação dos municípios

Um dos principais temas tratados foi a preocupação dos municípios com as medidas da 6ª Conferência das Partes (COP6), no que se refere a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que será realizada em Moscou, no mês de outubro. "Mafra possui mais de 1350 famílias produtoras de fumo, responsáveis pela produção de cerca de 5.600 toneladas de tabaco, que contribuem para o incremento de cerca de R$ 50 milhões na economia mafrense. Qualquer mudança poderia afetar as famílias e a comunidade como um todo" conta o Prefeito Roberto, destacando que a preocupação local é a mesma de todos os municípios que temem que as ações promovidas pelo governo possam afetar a economia. "Não somos defensores do tabagismo, mas nos preocupamos com cadeia produtiva do tabaco e o nosso produtor de fumo", ressalta, lembrando ainda que o município também acredita na importância da diversificação da produção. Acompanhou a comitiva, ainda, a senadora Ana Amélia Lemos, o Deputado Federal Mauro Mariani, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, e o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke.